• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Hannah Arendt : educação moderna e politica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - WELLINGTON CARLOS DA SILVA.pdf (389.9Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Silva, Wellington Carlos da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente estudo procura compreender a perspectiva de Hannah Arendt sobre a educação moderna e refletir quais são as relações desta com a política. Em busca deste objetivo, o primeiro capítulo do trabalho apresenta a modernização da educação no Brasil a partir do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, explorando suas origens no intuito de introduzir o leitor na educação moderna. A ideia da pensadora alemã acerca da era moderna e suas considerações a respeito da educação deste período são discutidas no segundo momento do trabalho, antes de adentrar no pensamento da filósofa sobre a educação. Em sua última parte, esta monografia tenta entender, com base em Arendt, o espaço da educação na sociedade e explicar seus laços com a política para então determinar como a educação moderna influencia na política. Acredita-se que com o pensamento arendtiano é possível explanar como as mudanças provenientes do advento da era moderna influenciam a área educacional e mostram-se capazes de causar impacto no desenvolvimento das futuras gerações.
     
    Abstract: The present research aims to understand Hannah Arendt’s conception of modern education and to consider its relation to politics. With this objective in mind the second chapter of this essay proposes a description of the modernization of education in Brazil starting from the Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova and its origins, all of it conceived as an introduction to modern education. The third chapter of this text expounds Arendt’s critical view of the modern era and modern education as a condition of an assessment of her thought concerning education in general. In the fourth chapter of this monograph it will be attempted to determine the place education occupies in society according to Arendt, as well as to make clear its connection with politics, in order to get an idea of how the modern variety of education can affect the public domain. The hypothesis is that Arendt’s thoughts about education allow a better understanding of how the changes caused by the development of the modern era in general can have an effect on education and in particular be accountable for educational damages inflicted on the next generations.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/44374
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV