• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A educação para autonomia em Immanuel Kant e Paulo Freire

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JOAO CONCEICAO VIANA JUNIOR.pdf (413.4Kb)
    Data
    2017
    Autor
    Viana Junior, João da Conceição
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho visa compreender o conceito de autonomia em Paulo Freire e Immanuel Kant, bem como traçar algumas contribuições destes pensadores para uma educação autônoma. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como do tipo descritiva, biográfica e qualitativa. A partir da análise de textos, comentadores e produções acerca da proposta do trabalho obteve-se a compreensão do papel da educação na superação de heteronomias. O conceito de autonomia em Freire aparece num sentido sócio-político-pedagógico, no qual a educação voltada para o desenvolvimento crítico e ativo, é capaz de oferecer noções de responsabilidade e liberdade, assim a partir da tomada de consciência e de decisões, isto é, da práxis que leva à libertação, que é possível compreender a mudança de um sujeito passivo e heterônomo, para um sujeito ativo e autônomo. Em Immanuel Kant a autonomia é definida como independência da vontade em relação a qualquer desejo, no qual o homem, a partir do processo educacional que une lições de experiências e projetos da razão, supera a condição de uma vida menor, preguiçosa e covarde, e passa a servir-se do seu próprio entendimento, isto é, a autonomia de pensamento, da ação e da palavra. Os resultados da pesquisa evidenciaram a necessidade de superar uma educação técnica e mercadológica, pautada na subserviência e passividade, e a necessidade de uma educação que permita a formação humana na sua totalidade visando a autonomia.
     
    Abstract: The present work aims to understand the concept of autonomy in Paulo Freire and Immanuel Kant, as well as to draw some contributions of these thinkers to an autonomous education. The research methodology is characterized as descriptive, biographical and qualitative. From the analysis of texts, commentators and productions about the proposal of the work, we obtained the understanding of the role of education in overcoming heteronomies. The concept of autonomy in Freire appears in a socio-political-pedagogical sense, in which education focused on critical and active development, is capable of offering notions of responsibility and freedom, thus from the awareness and decisions, that is , of the praxis that leads to liberation, that it is possible to understand the change from a passive and heteronymous subject to an active and autonomous subject. In Immanuel Kant, autonomy is defined as independence of the will in relation to any desire, in which man, from the educational process that unites lessons of experiences and projects of reason, overcomes the condition of a minor, lazy and cowardly life, and he uses his own understanding, that is, the autonomy of thought, action and word. The results of the research evidenced the need to overcome a technical and marketing education, based on subservience and passivity, and the need for an education that allows human formation in its totality aiming at autonomy.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/55854
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV