Educação para alteridade e superação da violência contribuições de Levinás e Girard
Resumo
Resumo: O presente trabalho é fruto de análise bibliográfica, como o objetivo de argumentar acerca da importância da educação na conscientização e superação da violência. Para tanto, buscou-se destacar os principais elementos das teorias de René Girard e Emmanuel Levinás e sua contribuição para a educação, bem como refletir sobre possibilidades e limites da ação educativa quanto à superação da violência. Chegouse à percepção de que a educação reflexiva, promovida no ambiente não violento, é possibilidade para a construção da paz quando não permanece apenas nas teorias, mas busca aplicá-la em situações concretas vividas na escola e na sociedade. Além disso, o próprio contexto escolar é convidado a superar toda forma de violência manifestada na totalização e rotulação de pessoas. Abstract: The present work is the result of bibliographical analysis, aims to argue about the importance of education in raising awareness and overcoming violence. Stood out the main elements of the theories of René Girard and Emmanuel Levinás and their contribution to education, as well as to reflect on the possibilities and limits of the educational action regarding the overcoming of violence. It has come to the conclusion that reflexive education, promoted in the non-violent environment, is a possibility for the construction of peace when it does not remain only in theories, but seeks to apply it in concrete situations lived in school and in society. In addition, the school context itself is called upon to overcome all forms of violence manifested in totalizing and labeling people.