• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação para alteridade e superação da violência contribuições de Levinás e Girard

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - VALERIA ANDRADE LEAL.pdf (793.5Kb)
    Data
    2017
    Autor
    Leal, Valéria Andrade
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho é fruto de análise bibliográfica, como o objetivo de argumentar acerca da importância da educação na conscientização e superação da violência. Para tanto, buscou-se destacar os principais elementos das teorias de René Girard e Emmanuel Levinás e sua contribuição para a educação, bem como refletir sobre possibilidades e limites da ação educativa quanto à superação da violência. Chegouse à percepção de que a educação reflexiva, promovida no ambiente não violento, é possibilidade para a construção da paz quando não permanece apenas nas teorias, mas busca aplicá-la em situações concretas vividas na escola e na sociedade. Além disso, o próprio contexto escolar é convidado a superar toda forma de violência manifestada na totalização e rotulação de pessoas.
     
    Abstract: The present work is the result of bibliographical analysis, aims to argue about the importance of education in raising awareness and overcoming violence. Stood out the main elements of the theories of René Girard and Emmanuel Levinás and their contribution to education, as well as to reflect on the possibilities and limits of the educational action regarding the overcoming of violence. It has come to the conclusion that reflexive education, promoted in the non-violent environment, is a possibility for the construction of peace when it does not remain only in theories, but seeks to apply it in concrete situations lived in school and in society. In addition, the school context itself is called upon to overcome all forms of violence manifested in totalizing and labeling people.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56413
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV