Workshops e Escolas de Verão do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 79
-
ANÁLISE DAS INTERAÇÕES VERBAIS ARGUMENTATIVAS EM UM ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO
(2022-03-11)O presente estudo tem como objetivo caracterizar a estrutura argumentativa e o papel do professor e do aluno em interações discursivas. Para isso, serão analisadas as interações discursivas entre o professor e os alunos ... -
UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DO SEU MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO E DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA ESCOLAR
(2022-03-09)Essa pesquisa tem como objeto as metodologias ativas, circunstanciadas ao âmbito da Educação Matemática da Escola Básica, tomadas a partir da necessidade de sua melhor compreensão como um elemento relacionado ao trabalho ... -
CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
(2022-03-08)A Educação Ambiental Crítica se apresenta como um importante campo formativo. Nesse sentido, este estudo objetiva identificar e analisar elementos, concepções e tendências que possibilitam a construção de indicadores de ... -
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DE SENTIDO DE NÚMERO: UMA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO DO AULA PARANÁ
(2022-03-11)A Educação Financeira é incentivada pelo governo brasileiro por meio de decretos federais e sua inclusão na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), como tema interdisciplinar. Para instituir a Educação Financeira como ... -
BIOGRAFIA DE MULHERES AMBIENTALISTAS DA GRANDE CURITIBA COMO INSTRUMENTO PARA ELABORAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
(2022-03-09)O objetivo geral de nossa investigação é apurar à luz do ecofeminismo as possibilidades de construção de recursos lúdicos para a Educação Ambiental a partir de biografias de mulheres da Grande Curitiba. Para isso, ... -
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: UMA METANÁLISE DAS PESQUISAS BRASILEIRAS STRICTO SENSU DE 2016 A 2020
(2022-03-10)Este trabalho apresenta um estudo que discorre da seguinte indagação: como as produções acadêmicas brasileiras dos últimos cinco anos olham, planejam e abordam o ensino e aprendizagem da matemática, por meio de Sequências ... -
ESTUDANDO AS AULAS PRÁTICAS E O TRABALHO EM GRUPO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS 98
(2022-03-09)Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar o desenvolvimento de aulas práticas de laboratório na disciplina de Ciências, aliadas ao trabalho em grupo, a partir da visão do professor regente e de seus alunos. As ... -
DISCURSOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PÓS-BNCC: FORMAÇÃO E PRÁTICA
(2022-03-08)Na contemporaneidade, inúmeras discussões vêm sendo desencadeadas após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas normativas decorrentes. O que nos impele a problematizar como os professores de ciências ... -
RPG COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE SISTEMAS DE RPG GRATUITOS
(2022-03-08)Essa pesquisa tem como objetivo estudar o uso do RPG (role-playing game) em uma sala de aula voltada para o ensino da Matemática, tendo como público-alvo os professores de Matemática em formação inicial e continuada. Para ... -
O PCK NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO EM CIÊNCIAS NATURAIS
(2022-03-10)A Educação Infantil visa o desenvolvimento integral da criança. No entanto, as investigações nacionais sobre a Educação em Ciências na Educação Infantil com foco na formação dos professores atuantes nessa etapa ainda são ... -
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO MOVIMENTO DE APRENDER-ENSINAR-MATEMÁTICA
(2022-03-09)Este trabalho tem como objetivo compreender o que o fenômeno aprender-ensinar revela sobre o movimento formativo na Licenciatura em Matemática. Orientadas pela interrogação “O que as ações de aprender-ensinar do futuro ... -
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO NECESSÁRIO AO PROFESSOR FORMADOR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
(2022-03-08)Este trabalho refere-se a um projeto de pesquisa de dissertação que tem como questão norteadora: quais os conhecimentos necessários aos professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática para trabalhar com ... -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA PERSPECTIVA DOS(AS) DOCENTES DE CIÊNCIAS: LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E OFICINAS PEDAGÓGICAS
(2022-03-09)A Educação Inclusiva tem como principal objetivo o efetivo envolvimento de todos os alunos no processo de ensino aprendizagem. Deficiências e necessidades especiais de aprendizagem devem ser consideradas para a elaboração ... -
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM NOVO DESGIN DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA E MATEMÁTICA
(2022-03-09)Nos Pareceres 09/2001 e 22/2019 indicam que na formação inicial de professores (FIP) novos métodos de ensino devem ser abordados, neste sentido o Pensamento Computacional (PC) e seus quatro pilares: abstração, decomposição, ... -
O PAPEL DA MATEMÁTICA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
(2022-03-08)Neste artigo será apresentado o projeto de mestrado submetido ao Programa de Pós-graduação em Educação e Ciência e em Matemática (PPGECM) na linha de pesquisa Formação de Professores. O projeto tem como objetivo realizar ... -
ESTUDOS DE AULA E APRENDIZAGENS SOBRE FRAÇÕES DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2022-03-09)O tema da pesquisa é Estudos de Aula e aprendizagens discentes sobre frações. Seu objetivo é analisar contribuições de um ciclo de Estudo de Aula relacionadas ao conteúdo do 5º ano, possibilitando aprimoramento de professores ... -
A ESCRITA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A MOBILIZAÇÃO DESTA TENDÊNCIA NO BRASIL
(2022-03-08)Esta pesquisa pretende conhecer a mobilização da tendência escrita na Educação Matemática no Brasil, apresentando assim, a sua trajetória por meio de relatos/narrativas de diferentes pesquisadores. Pensando nesse propósito, ... -
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA COM MODELAGEM MATEMÁTICA
(2022-03-09)Esta pesquisa, visa responder à questão: Quais as contribuições da Modelagem Matemática na formação inicial dos professores da Educação Infantil para sua futura prática pedagógica? E tem como objetivo: analisar as contribuições ... -
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA DO ESTADO DO PARANÁ
(2022-03-08)A problemática ambiental e a sustentabilidade são temas relevantes no debate educacional contemporâneo, tanto como política curricular, no que corresponde aos conteúdos e objetivos de ensino, quanto em relação às propostas ... -
MUSEU VIRTUAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PROMOVER A CO-REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIAS
(2022-03-11)No presente trabalho, investiga-se a contribuição de um Museu Virtual de ciências, aqui caracterizado como um espaço não formal de ensino. Nestes ambientes podem ser desenvolvidas atividades que buscam engajar o público ...