• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Workshops e Escolas de Verão do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Workshops e Escolas de Verão do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DO SEU MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO E DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA ESCOLAR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    4771.pdf (239.0Kb)
    Data
    2022-03-09
    Autor
    Anderson Gosmatti
    Maria Lucia Panossian
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Essa pesquisa tem como objeto as metodologias ativas, circunstanciadas ao âmbito da Educação Matemática da Escola Básica, tomadas a partir da necessidade de sua melhor compreensão como um elemento relacionado ao trabalho didático. O objetivo é analisar tais metodologias a partir de sua constituição lógica e histórica, explicitando suas contradições e demarcando sua localização nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática, com referência na atividade pedagógica (ASBAHR, 2005; MOURA, 2017), na perspectiva da Teoria da Atividade (Leontiev, 1988). Metodologicamente, tomam-se a proposição de Kosik (2002) referentes aos momentos de elaboração do objeto da pesquisa, e o par dialético histórico e lógico (Kopnin, 1978 e Rosental; Straks, 1960), para organizar movimentos de aproximação ao objeto. Considera-se que a pesquisa pode contribuir para a compreensão das metodologias ativas na organização do ensino, com a explicitação de suas relações essenciais, com subsídios teórico-metodológicos aos professores de matemática.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92020
    Collections
    • XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022) [42]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV