Navegação Workshops e Escolas de Verão do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 79
-
A APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA POR CRIANÇAS NO MUSEU DA VIDA DE CURITIBA - PR
(2023-02-13)Os museus são espaços que proporcionam ao seu público contato com a cultura, memória e conhecimentos fornecendo condições para a reflexão que impacta a forma de agir e pensar de quem interage. Assim, essa pesquisa visa ... -
A COMPREENSÃO SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DAS CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS
(2022-03-11)Um dos objetivos da Educação Científica é formar cidadãos alfabetizados cientificamente, que sejam críticos e conscientes. Para isso, é imprescindível o conhecimento sobre natureza da ciência e uma das estratégias de ensino ... -
A ESCRITA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A MOBILIZAÇÃO DESTA TENDÊNCIA NO BRASIL
(2022-03-08)Esta pesquisa pretende conhecer a mobilização da tendência escrita na Educação Matemática no Brasil, apresentando assim, a sua trajetória por meio de relatos/narrativas de diferentes pesquisadores. Pensando nesse propósito, ... -
A FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL
(2023-02-13)Esta pesquisa qualitativa apresenta como tema de investigação a participação dos professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Curitiba na formação continuada sobre robótica educacional promovida pela ... -
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA COM MODELAGEM MATEMÁTICA
(2022-03-09)Esta pesquisa, visa responder à questão: Quais as contribuições da Modelagem Matemática na formação inicial dos professores da Educação Infantil para sua futura prática pedagógica? E tem como objetivo: analisar as contribuições ... -
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO MOVIMENTO DE APRENDER-ENSINAR-MATEMÁTICA
(2022-03-09)Este trabalho tem como objetivo compreender o que o fenômeno aprender-ensinar revela sobre o movimento formativo na Licenciatura em Matemática. Orientadas pela interrogação “O que as ações de aprender-ensinar do futuro ... -
A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA WALDORF
(2022-03-09)Contribuindo para os estudos acerca do ensino da matemática nas escolas fundamentadas em pedagogias alternativas e, em particular, na Pedagogia Waldorf, nesta pesquisa questionei “Quais são os principais aspectos do ensino ... -
A PESQUISA CIENTÍFICA NA ATUALIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA
(2023-03-07)Ao longo do tempo importantes transformações perfizeram as (con)vivências em sociedade. Pode-se dizer que em algumas décadas passadas pesquisadores se comunicavam por meio de cartas e a construção do conhecimento científico ... -
A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E POESIA NA OBRA DE CECÍLIA MEIRELES: UM ESTUDO SOBRE O “O ESTUDANTE EMPÍRICO”
(2022-03-11)O presente trabalho investiga a relação entre Ciência e Poesia a partir do livro “O Estudante Empírico”, da poeta brasileira Cecília Meireles. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo Documental e os dados serão ... -
A REPRESENTAÇÃO DE CIÊNCIA E CIENTISTA NOS CAMPEÕES DO JOGO LEAGUE OF LEGENDS
(2023-02-13)As dificuldades ao se ensinar ciências para o estudante fizeram com que diversas metodologias de ensino surgissem nas últimas décadas. Uma das estratégias que surge é a utilização dos jogos, buscando aproximar o cotidiano ... -
ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2022-03-11)Este trabalho objetiva pesquisar como ocorre a abordagem do tema Educação Alimentar e Nutricional nos livros didáticos de Ciências aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático e na prática docente dos professores que ... -
AGIR NA PRAÇA: ENCONTROS, ATENÇÕES, EDUCAÇÕES
(2023-02-13)Pesquisa cartográfica, em andamento, que investiga ecologias e educações em torno dos encontros em uma praça pública na cidade de Curitiba. Operando com a ecosofia proposta por Félix Guattari (1992), e com a pedagogia das ... -
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE SOBRE FAKE NEWS E DESINFORMAÇÃO
(2022-03-11)Neste trabalho, propomos analisar como um curso de formação permanente sobre desinformação e Fake News repercute na promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica de professores de Ciências dos anos iniciais que atuam ... -
ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO
(2023-02-13)Apresenta-se aqui uma proposta de mapeamento sistemático de pesquisas sobre concepções alternativas e mudança conceitual em Física, elaborada a partir da identificação de artigos publicados em bases de dados e periódicos ... -
ANÁLISE DAS INTERAÇÕES VERBAIS ARGUMENTATIVAS EM UM ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO
(2022-03-11)O presente estudo tem como objetivo caracterizar a estrutura argumentativa e o papel do professor e do aluno em interações discursivas. Para isso, serão analisadas as interações discursivas entre o professor e os alunos ... -
AS CONCEPÇÕES DO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ANDRAGÓGICO DAS NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO
(2022-03-09)O Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos é uma temática que necessita constantes diálogos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo investigar e descrever o Ensino de Química ofertado nas diferentes ... -
AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO INSTRUMENTO PROPOSTO POR VELEDA E BURAK (2020)
(2023-02-13)Este trabalho se configura como um resumo do projeto de pesquisa de mestrado. Foi definido como problema de pesquisa: quais as contribuições do instrumento elaborado por Veleda e Burak (2020) para a avaliação contínua de ... -
BIOGRAFIA DE MULHERES AMBIENTALISTAS DA GRANDE CURITIBA COMO INSTRUMENTO PARA ELABORAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
(2022-03-09)O objetivo geral de nossa investigação é apurar à luz do ecofeminismo as possibilidades de construção de recursos lúdicos para a Educação Ambiental a partir de biografias de mulheres da Grande Curitiba. Para isso, ... -
CIÊNCIA CIDADÃ E A EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS INICIATIVAS BRASILEIRAS
(2022-03-11)A ciência cidadã vem se popularizando como uma abordagem eficaz em pesquisas científicas das mais variadas áreas. Muitas dessas iniciativas buscam desenvolver o engajamento dos professores e alunos da rede básica de ensino. ... -
CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
(2022-03-08)A Educação Ambiental Crítica se apresenta como um importante campo formativo. Nesse sentido, este estudo objetiva identificar e analisar elementos, concepções e tendências que possibilitam a construção de indicadores de ...