• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Workshops e Escolas de Verão do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Workshops e Escolas de Verão do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM NOVO DESGIN DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA E MATEMÁTICA

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    4762.pdf (250.1Kb)
    Data
    2022-03-09
    Autor
    Jeremias Ferreira da Costa
    Sérgio Camargo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Nos Pareceres 09/2001 e 22/2019 indicam que na formação inicial de professores (FIP) novos métodos de ensino devem ser abordados, neste sentido o Pensamento Computacional (PC) e seus quatro pilares: abstração, decomposição, algoritmo e reconhecimento de padrão é uma metodologia de ensino que pode ser abordada. O objetivo é investigar quais conhecimentos pedagógico e tecnológico do conteúdo serão construídos na FIP de Física e de Matemática ao desenvolver e aplicar uma proposta pedagógica, sob a orientação do professor supervisor utilizando o método do pensamento computacional como estratégia de ensino. Utilizaremos a pesquisa descritiva e a observação participante para investigar a aplicação deste método de ensino. Espera-se que ao utilizar o PC como estratégia na FIP, envolvendo construções conceituais do conteúdo, atividades experimentais e resolução de exercícios contribuem com a FIP nestes tempos de usos das tecnologias digitais na educação básica.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92011
    Collections
    • XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022) [42]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV