O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM NOVO DESGIN DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA E MATEMÁTICA
Visualizar/ Abrir
Data
2022-03-09Autor
Jeremias Ferreira da Costa
Sérgio Camargo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Nos Pareceres 09/2001 e 22/2019 indicam que na formação inicial de professores (FIP) novos métodos de ensino devem ser abordados, neste sentido o Pensamento Computacional (PC) e seus quatro pilares: abstração, decomposição, algoritmo e reconhecimento de padrão é uma metodologia de ensino que pode ser abordada. O objetivo é investigar quais conhecimentos pedagógico e tecnológico do conteúdo serão construídos na FIP de Física e de Matemática ao desenvolver e aplicar uma proposta pedagógica, sob a orientação do professor supervisor utilizando o método do pensamento computacional como estratégia de ensino. Utilizaremos a pesquisa descritiva e a observação participante para investigar a aplicação deste método de ensino. Espera-se que ao utilizar o PC como estratégia na FIP, envolvendo construções conceituais do conteúdo, atividades experimentais e resolução de exercícios contribuem com a FIP nestes tempos de usos das tecnologias digitais na educação básica.