O PCK NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO EM CIÊNCIAS NATURAIS
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Data
2022-03-10Autor
Raquel de Abreu Fochesato Quidigno
Sérgio Camargo
Tania Teresinha Bruns Zimer
Metadata
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A Educação Infantil visa o desenvolvimento integral da criança. No entanto, as investigações nacionais sobre a Educação em Ciências na Educação Infantil com foco na formação dos professores atuantes nessa etapa ainda são incipientes. Essa pesquisa de doutorado, em andamento, tem como objetivo analisar a contribuição da(s) disciplina(s) que abordam o PCK para o Ensino de Ciências Naturais na formação inicial de professores multidisciplinares para a atuação na Educação Infantil. Essa investigação qualitativa está fundamentada em Shulman, Carlsen e Quidigno, Camargo e Zimer. Buscando atingir tal objetivo a pesquisa será realizada em dois momentos. O primeiro será o estado do conhecimento realizado com produções nacionais (BDTD e Banco de Teses e Dissertações da Capes) e internacionais (ERIC e Scopus). A pesquisa de campo, segundo momento, haverá a seleção da/das IES participantes, seleção das disciplinas e a aplicação dos instrumentos de coleta de dados. Os resultados poderão auxiliar na reflexão da formação do professor multidisciplinar.