III Encontro das Licenciaturas da Região Sul: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 720
-
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
(2019-10-07)Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um importante Programa de aporte e incentivo à prática da docência desde o início da licenciatura, perpassando espaço e tempo formativo. Formar ... -
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIPAMPA: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
(2019-10-08)Atualmente há uma necessidade de analisarmos a forma de ensino como um todo, visto que este, geralmente, é muito mecanizado, o docente transmite o conteúdo, o aluno absorve, comumente sem questionar e, com o passar do ... -
TORRE DE HANÓI E FUNÇÃO DOS MOVIMENTOS MÍNIMOS
(2019-10-09)A disciplina Matemática pode ser ensinada de maneira criativa, onde o aluno compreenda os conteúdos através de atividades lúdicas. Diante do exposto, esse artigo apresenta uma oficina com o jogo Torre de Hanói, visando ... -
CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DO BAIRRO COM ESTUDANTES: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
(2019-10-07)O ensino de História que compreende o estudante como sujeito histórico e explicita o caminho teórico para a construção desse conhecimento, pode ser uma alternativa para tornar a disciplina atrativa e interessante aos ... -
A ANÁLISE E COMPREENSÃO DE TEXTO EM LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DA REVISÃO GRAMATICAL EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO
(2019-10-08)Este trabalho busca descrever o processo de elaboração de uma oficina disciplinar promovida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, subprojeto Língua Inglesa), desenvolvida por alunos de ... -
O ENSINO DO FLAG FOOTBALL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PIBID/FURB
(2019-10-08)Este trabalho relata a experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Regional de Blumenau - PIBID/FURB, em duas turmas do ensino fundamental de uma escola municipal ... -
A IMPORT NCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
(2019-10-08)Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um importante Programa de aporte e incentivo à prática da docência desde o início da licenciatura, perpassando espaço e tempo formativo. Formar ... -
Percepção inicial da docência.
(2019-10-07)Demonstraremos a percepção docente por duas discentes que não haviam entrado em uma sala de aula, este ingresso em sala de aula foi possível através do PIBID. Começamos nossa iniciação a docência na escola Dr Fernando ... -
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: USANDO ESPELHOS ANGULARES NA SALA DE AULA
(2019-10-08)O presente resumo visa relatar uma ativivade realizada no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Trata-se de aulas preparadas e ... -
As perspectivas dos alunos do ensino médio: um retrato das escolas públicas e particulares da região de Arapongas e Apucarana
(2019-10-11)O trabalho teve como objetivo traçar o perfil do estudante do ensino médio de escolas públicas e particulares em escolas na região de Apucarana e Arapongas, e identificar as perspectivas de futuro em relação à vida acadêmica. ... -
PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: PROBLEMATIZANDO O LUGAR DA ESCOLA
(2019-10-08)O projeto carrega consigo os princípios do projeto de reconhecimento internacional “Nós Propomos!”, promovido pelo setor de Geografia da Universidade de Lisboa/PT. Desenvolvido na cidade de Chapecó/SC teve como objetivo ... -
PIBID EM LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO 'PÓS-MÉTODO' NO ENSINO FUNDAMENTAL I
(2019-10-11)O desafio de ensinar uma nova língua é tópico de discussão entre teóricos há muitas décadas. A tentativa de encontrar um método de ensino que seja mais eficiente se estende e permeia diversas correntes de ensino. Desde ... -
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: USANDO ESPELHOS ANGULARES NA SALA DE AULA
(2019-10-08)O presente resumo visa relatar uma ativivade realizada no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Trata-se de aulas preparadas e ... -
LINGUAGEM MATEMÁTICA E O MATEMATIQUÊS: Influências na aprendizagem da matemática em sala de aula
(2019-10-08)Este relato de experiência tem por objetivo descrever a linguagem matemática em sala de aula e a sua influência, afetando diretamente nas compreensões dos conceitos e definições estudados em sala de aula. Como consequência ... -
O ENSINO DO FLAG FOOTBALL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PIBID/FURB
(2019-10-11)Este trabalho relata a experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Regional de Blumenau - PIBID/FURB, em duas turmas do ensino fundamental de uma escola municipal ... -
Descobrindo Identidades através do Ensino da Arte: a experiência Estética da Cultura Urbana no Primeiro Ano do Ensino Básico
(2019-10-14)O presente trabalho tem como objetivo analisar e investigar o desenvolver de uma prática artística ocorrida e ministrada por mim e pela aluna Ariadne Terra durante a disciplina de Educação Artística através do PIBID, o ... -
Proposta de atividade de lançamento parabólico por meio do ensino por investigação.
(2019-10-11)Foi realizada com duas turmas de estudantes do primeiro ano do ensino médio integrado, do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá, uma atividade experimental investigativa sobre movimento parabólico conforme proposto ... -
Processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino fundamental e Educação Infantil
(2019-10-08)Processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino fundamental e Educação Infantil RESUMO Um dos processos ensino aprendizagem , de suma importância é a ludicidade, isto é, jogos e brincadeiras. Entendendo ... -
O ENSINO COLABORATIVO COMO PRÁTICA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2019-10-08)O presente artigo relata as ações realizadas no ano 2017 no projeto de extensão “O ensino colaborativo e à docência articulada como práticas na iniciação à docência em educação especial”, vinculado a Universidade Federal ... -
AS PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR.
(2019-10-08)Este trabalho objetiva trazer as percepções dos acadêmicos acerca das experiências vivenciadas, até o momento, no programa Residência Pedagógica – Núcleo de Química, Física e Biologia, a fim de identificar as principais ...