PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: PROBLEMATIZANDO O LUGAR DA ESCOLA
Resumo
O projeto carrega consigo os princípios do projeto de reconhecimento internacional “Nós Propomos!”, promovido pelo setor de Geografia da Universidade de Lisboa/PT. Desenvolvido na cidade de Chapecó/SC teve como objetivo geral pesquisar a realidade do lugar, utilizar de uma abordagem teórica e geográfica, detectar problemas e através da pesquisa científica prospectar soluções, fortalecendo assim a importância desta prática acadêmica no cotidiano como ferramenta de uma formação cidadã e dotada de reconhecimento territorial. Neste artigo apresentamos os resultados obtidos no projeto de pesquisa “Cidadania territorial em pesquisa: Nós Propomos em Chapecó/SC”, tendo início no segundo semestre de 2018, desenvolvido e concluído ao longo do primeiro semestre de 2019, financiado pela UFFS/SC, através do Edital 1010/2018. Além disso, este projeto fomentou a extensão universitária, integrando estudantes de graduação, pós graduação e escola básica, através de práticas de pesquisa e ensino. Foram compreendidas as etapas de diálogo para a inserção das atividades no ambiente escolar, pesquisa bibliográfica acerca de conceitos geográficos de lugar, território e trabalho de campo, listagem das problemáticas, estudo de documentos oriundos da legislação municipal e federal, para que assim fossem elencadas e apresentadas possíveis soluções. Organizou-se com os alunos da escola 05 (cinco) Grupos de Trabalho (GT) coordenados por acadêmicos da Licenciatura em Geografia, Licenciatura em História e Mestrado em Educação que separadamente estudaram cinco problemas pertencentes ao lugar da escola localizada na zona central da cidade de Chapecó/SC. Neste artigo abordam-se os resultados do GT n. 02 intitulado “Transgressão Artística”. O grupo trabalhou investigando o conjunto de manifestações “pichadas” em um dos grandes muros que circundam a escola, entendendendo a relevância destas manifestações urbanas como meio de expressão de uma população oprimida e a criminalização destas práticas por meio do artigo 65 da lei n. 9.605/98. Estudou-se os conceitos de transgressão e arte urbana, ressaltando sua importância como o conjunto de expressões artísticas que ultrapassam as paredes das galerias de arte e alcançam as ruas, contribuindo para a democratização do acesso às artes. Expressões artísticas possuem relevância no que diz respeito a criação de uma consciência coletiva crítica e, geograficamente, podem contribuir com a caracterização e familiarização do lugar ao qual os sujeitos pertencem. O grupo trabalhou pensando na construção de um mural, utilizando da técnica do graffiti, possivelmente financiado por editais promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura. Investigou esta possibilidade realizando entrevista exclusiva com um profissional, grafiteiro, artista plástico e visual que reside na cidade de Chapecó/SC e por muitas vezes participou de projetos contemplados por fundos oriundos deste órgão público. Conclui-se que o projeto Nós Propomos despertou nos alunos da escola básica a relevância da pesquisa científica como alternativa para a resolução de problemas sociais, além de desenvolver nos acadêmicos participantes aptidões relevantes no processo de ensino, aprendizagem e pesquisa. Assim, fortaleceu a importância das artes como forma de expressão e reconhecimento, por parte dos alunos, do lugar o qual fazem parte do processo de criação e caracterização como agentes sociais.