• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

    Thumbnail
    Data
    2019-10-07
    Autor
    Vander Poersch Kerkhoff
    Ana Schreder
    Talya Ledesma Henzel
    Rosângela Matos Uhmann
    Tiago Silveira Ferrera
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um importante Programa de aporte e incentivo à prática da docência desde o início da licenciatura, perpassando espaço e tempo formativo. Formar professores é uma tarefa intrinsecamente complexa, pois precisa relacionar teoria e prática escolar. Este trabalho tem por objetivo trazer a vivência ocorrida devido inserção no PIBID Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. As ações vão desde o planejamento, observação e inserção nas aulas em contexto escolar, passando pela avaliação quanto à execução das práticas pedagógicas, fundamentação teórica, palestras, oficinas dentre outras. Neste sentido, uma das práticas pedagógicas deste trabalho diz respeito à separação de misturas e outra sobre as plantas avasculares (Briófitas) desenvolvidas em escola pública da Educação Básica pelos pibidianos/licenciandos. O que requer entender que as formas de trabalho por serem múltiplas no Programa, abraçam as escolas (de Ensino Fundamental e Médio) e vice-versa no empenho formativo dos licenciandos em formação do Curso de Ciências Biológicas. Portanto, as ações do PIBID têm priorizado reflexões coletivas em torno de temáticas pedagógicas de atualização e de enfrentamento à educação tradicional, produção de relato de práticas e uso do Diário de Bordo (DB). Um processo de reflexão e de discussão crítica repercutindo nas atividades de ensino e no diálogo com os professores das escolas melhorando a prática docente. São atividades que contribuem com a práxis da docência, visto o envolvimento na escrita de relatos, bem como no estudo dirigido sobre as perspectivas teóricas, auxiliando e dinamizando as práticas pedagógicas em sala de aula, o que ajuda a melhorar a formação dos licenciandos.Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; PIBID; Contexto Escolar; Formação Docente.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91662
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV