Educação, pobreza e desigualdade social: Recent submissions
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A escola e seu aspecto reprodutor da pobreza
(2016)Resumo: A escola é uma instituição que conta com a pluralidade social e cultural de seus alunos e comunidade. Por diversas razões a maioria dos professores desconhece a realidade que seus alunos vivenciam fora dos muros ... -
A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social
(2016)Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar como a proposta pedagógica de uma escola do campo aborda a temática da pobreza e da desigualdade social. O tema em questão está presente em vários setores da sociedade, ... -
A escola adentra a comunidade : superando a desigualdade social, promovendo a inclusão
(2016)Resumo: O presente estudo tenciona questões sobre a importância da Interação entre Escola e Família e pela descentralização do trabalho de sala de aula, para menorizar a desigualdade social e conhecer de perto a pobreza ... -
A eficiência do Programa Bolsa Família na perspectiva dos familiares dos alunos da Escola Municipal Professora Yolanda Gonçalves Correa do município de Cornélio Procópio
(2016)Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família da Escola Municipal "Professora Yolanda Gonçalves Correa" do município de Cornélio Procópio, com o objetivo de ... -
A educação integral em turno único como possibilidade de transformação social dos sujeitos de um colégio estadual do município de Dois Vizinhos
(2016)Resumo: De acordo com o Censo Escolar de 2013, cerca de 45% do total de alunos matriculados nas escolas públicas de Educação Básica no Brasil são participantes do Programa Bolsa Família, sendo que na instituição de ensino ... -
A contribuição do assistente social na rede pública de ensino : frente às situações de pobreza e de desigualdade social
(2016)Resumo: O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo compreender o que os profissionais da educação têm a dizer sobre a presença do Assistente Social no espaço escolar. Para obtenção de dados ... -
A condicionalidade frequência escolar do Programa Bolsa Família em duas realidades distintas : educação infantil e ensino fundamental
(2016)Resumo: O presente artigo aborda de que maneira a condicionalidade frequência escolar, de filhos e dependentes de beneficiários do Programa Bolsa Família no município de Cambira, interfere na educação destes, analisando ... -
A complexidade dos direitos fundamentais na educação infantil : uma reflexão a partir da atuação do Conselho Tutelar
(2016)Resumo: Os estudos aqui apresentados são frutos do curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, bem como da minha experiência na área de serviço social. As experiências vivenciadas no processo de ... -
A aprendizagem e sua relação com o beneficio do Programa Bolsa Família de alunos matriculados de 1º ao 5º ano do ensino fundamental no municipio de Boa Ventura de São Roque (2015 - 2016)
(2016)Resumo: A presente pesquisa descreve a observação do desenvolvimento da aprendizagem e sua relação com o beneficio do Programa Bolsa Família de alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental no município de Boa ... -
A abordagem da pobreza e da desigualdade social no currículo escolar : percepções que fundamentam os planejamentos e a prática docente das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola particular filantrópica do município de Ponta Grossa-PR
(2016)Resumo: O artigo está fundamentado na reflexão acerca do currículo escolar enquanto instrumento transformador da realidade e que tem o professor como comunicador e mediador nesse processo. Trabalhar pela educação significa ... -
O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico
(2016)Resumo : Este artigo propõe reflexões sobre como a Instituição de Ensino Superior aborda o tema pobreza no currículo do Curso de Pedagogia, enquanto espaço e elemento de formação pedagógica. A pedagogia é definida como a ...