• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    R - E - ROMILDA APARECIDA FONTANA.pdf (361.8Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Fontana, Romilda Aparecida
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo propõe reflexões sobre como a Instituição de Ensino Superior aborda o tema pobreza no currículo do Curso de Pedagogia, enquanto espaço e elemento de formação pedagógica. A pedagogia é definida como a ciência da educação, ou seja, campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, nas diversas práticas educativas que se realizam na sociedade. Aprofunda questões ligadas à relação entre educação e sociedade e as implicações políticas ligadas à pobreza na implementação do currículo, numa perspectiva de contextualização, a partir da realidade atual. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível detectar nas instituições de ensino superior: Universidade do Estado da Bahia, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Santa Catarina a invisibilidade da pobreza nos projetos políticos pedagógicos. Realizar o estudo de outros estudos nos remete a metapesquisa como alternativa metodológica. Neste estudo utilizou-se autores como Pereira, Limonta, Freitas e Scheibe. Incorporar a reflexão sobre a pobreza no currículo do Curso de Pedagogia possibilita identificar experiências e práticas, bem como incorporar saberes e vivências da pobreza na formação destes profissionais.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53765
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    NoThumbnail