• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LILIANE MALINOVSKI PADILHA CHIQUITTO.pdf (729.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Chiquitto, Liliane Malinovski Padilha
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar como a proposta pedagógica de uma escola do campo aborda a temática da pobreza e da desigualdade social. O tema em questão está presente em vários setores da sociedade, porém recebe mais visibilidade quando ocorre nas grandes cidades e suas periferias, porém isso não significa que nas áreas rurais não se encontrem pessoas em situação precária. O foco deste trabalho é refletir sobre qual é o papel da escola do campo no enfrentamento da pobreza e da desigualdade social, a partir do estudo de caso e da análise documental, com base nos princípios teóricos de Dermeval Saviani (2005) e Miguel G. Arroyo (2014), e utilizando-se dos documentos oficiais da Escola do Campo Municipal Rosa Picheth, localizada no distrito de Guajuvira, município de Araucária, região metropolitana de Curitiba (PR). A problematização dessas questões faz-se necessária, tendo em vista que através de intervenções pedagógicas é possível que ocorra a transformação da realidade do principal sujeito da educação, o aluno. O que se constata nos documentos são os indicativos de que desigualdade social e pobreza devem ser discutidos no espaço escolar, não apontando diretamente para ações concretas que diminuam a parcela da população que vive nessas condições, mas possibilitando a reflexão sobre o assunto, conforme é o papel da escola, na busca de alternativas para a transformação social.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53717
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV