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    A aprendizagem e sua relação com o beneficio do Programa Bolsa Família de alunos matriculados de 1º ao 5º ano do ensino fundamental no municipio de Boa Ventura de São Roque (2015 - 2016)

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    R - E - ANA MARIA RODIAK KAMINSKI.pdf (402.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Kaminski, Ana Maria Rodiak
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa descreve a observação do desenvolvimento da aprendizagem e sua relação com o beneficio do Programa Bolsa Família de alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental no município de Boa Ventura de São Roque. Tendo como aporte metodológico a pesquisa qualitativa e por meio de análise documental, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: fontes documentais como atas de resultados parciais e finais dos estudantes entre os anos 2014 a 2016, lista de alunos beneficiários das escolas do município entre os anos de 2014 e 2016, legislação referente ao Programa Bolsa Família e avaliações realizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e ainda entrevistas com roteiros semiestruturados realizadas com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Não foram encontrados resultados significativos que comprovassem que o recebimento do beneficio contribui para o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos. Depreende-se que a ausência desses resultados pode estar associada a fatores como: ineficiência de transporte escolar, que de acordo com o diagnóstico realizada pela Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, influencia negativamente na aprendizagem não só de alunos beneficiários, mas de alunos de maneira geral, assim como variáveis relacionadas à oferta de merenda escolar, material didático e trabalho infantil. Depreende-se desse estudo que se os objetivos das transferências de renda passam por ampliação em longo prazo no desenvolvimento social das famílias de renda mais baixa, influenciando inclusive no desempenho escolar, comprovando que o Programa Bolsa Escola influencia na matrícula, na permanência e também no sucesso escolar dos alunos beneficiários.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53629
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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