Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 101
Atribuições e desafios dos pedagogos que atuam em colégios agrícolas da educação profissional técnica de nível médio
(2021)
Resumo: Esta pesquisa traz como objeto de estudo as atribuições e os desafios dos Pedagogos que atuam em Colégios Agrícolas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Dessa forma, por entender que esse profissional ...
A escola como lócus de formação continuada : percepções dos professores pedagogos da Rede Estadual de Campo Largo - PR
(2021)
Resumo: A necessidade da escola de se organizar diante de um novo modelo de sociedade para atender às demandas educativas e considerando a incompletude do ser humano, as fragilidades da formação inicial e a complexidade ...
Juvenilização dos educandos da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental II e médio
(2020)
Resumo: A principal motivação para este estudo foi fruto da observação de uma professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) num Colégio Estadual de Curitiba de Ensino Fundamental fase II e Ensino Médio de que há uma ...
Narrativas fabulárias no ensino da história na educação de jovens e adultos
(2021)
Resumo: Esta dissertação buscou compreender qual a contribuição do que chamou de "narrativas fabulárias" para o ensino da disciplina de História, sem o objetivo de explicar as manifestações do sistema estabelecido por meio ...
Infância e processo civilizador : um estudo a partir da sociedade de corte e da pedagogia disciplinar
(2023)
Resumo: Nosso objetivo com esta pesquisa foi de analisar as características e peculiaridades da educação de crianças nas instituições de ensino em relação ao conceito de processo civilizador, tal como foi formulada por ...
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
(2020)
Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de pesquisa a análise da prática pedagógica não apenas enquanto processos de ensino e ...
Ensino de produção de texto : repensar e recriar a prática pedagógica numa perspectiva autonarrativa docente na educação básica
(2022)
Resumo: A produção escrita na escola não é considerada por muitos como uma tarefa fácil e durante um longo período teve como preocupação os aspectos gramaticais em detrimento a sua função social e do estudante como seu ...
Ateliê (des)educador
(2022)
Resumo: Esta pesquisa narra um encontro entre ateliê, arte e infâncias, onde o espaço manifesta rastros de presenças e outros modos de pensar educação. Conforme os autores são apresentados, a escrita encontra a linha que ...
A transversalização curricular da educação ambiental na disciplina de ensino religioso : uma análise a partir do olhar dos professores que atuama na rede municipal de ensino de Curitiba-PR
(2020)
Resumo: Em face das emergências sociais e ambientais, a escola é desafiada a contribuir para a construção de uma nova filosofia de vida e outros modos de viver. Nesse contexto, a Educação Ambiental é convocada para auxiliar ...
A BNCC e as práticas pedagógicas de formação de professores na educação infantil
(2022)
Resumo: O objetivo dessa dissertação é problematizar as concepções da nova Base Nacional Comum Curricular que se constitui como um dispositivo de governamento das práticas pedagógicas, mais especificamente analisando como ...