Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 19
A utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquara
(2022)
Resumo: A temática dessa dissertação investiga a utilização das Tecnologias Digitais pelos professores do Ensino Fundamental no município de Piraquara. Apresenta como problema de pesquisa a seguinte indagação: Como ocorre ...
Relações de uma professora com seus estudantes com deficiência intelectual : permitindo o novo brotar na prática docente em matemática
(2021)
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, investigou ocorrências que permeiam a prática docente em matemática de uma professora com uma turma de seis estudantes com Deficiência Intelectual (DI), nos níveis ...
A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola
(2022)
Resumo: O direito à Educação é assegurado na Constituição de 1988 abrangendo desde a Etapa da Educação Infantil ao Ensino Médio. Muitas são as normativas e os documentos que sucedem a Constituição no sentido de esclarecer ...
Currículo do ensino médio e da educação profissional do PROEJA do IFPR
(2020)
Resumo: Esta investigação se insere na linha de pesquisa Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal ...
Educação ambiental : o papel dos pedagogos na formação continuada em serviço dos professores e educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil de São José dos Pinhais
(2021)
Resumo: Esta pesquisa trata do papel dos pedagogos em relação à formação continuada dos professores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Tem por objetivo analisar os aspectos que dificultam e/ou ...
Percurso (auto)biográfico como professora de artes : um olhar sobre o desenho das crianças e seus momentos conceituais
(2021)
Resumo: Na presente dissertação apresento meu percurso (auto)biográfico como professora de artes e o olhar sobre as práticas de desenho das crianças e seus momentos conceituais. Parto de propostas pedagógicas realizadas ...
Entre a pedagogia dos multiletramentos e as competências digitais : narrativas plurais de educadoras de língua portuguesa da Rede Estadual do Paraná
(2022)
Resumo: Esta pesquisa obteve seu foco em analisar a percepção das competências digitais nas práticas pedagógicas de educadoras de Língua Portuguesa da rede pública do Estado do Paraná (SEED-PR) por meio de suas narrativas ...
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literários
(2022)
Resumo: A presente pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, contendo o seguinte questionamento de estudo: a formação continuada de alfabetizadores contribui para a implementação de práticas de leitura ...
Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2022)
Resumo: Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever. A alfabetização é o domínio da leitura e da escrita, ou seja, é o ato de ensinar a ler (decodificar) e a escrever (codificar). A escrita, em suas diversas formas, constitui ...
As artes performáticas de uma comunidade de contadores de histórias
(2021)
Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender como meus recursos internos, enquanto professora, foram sendo aflorados na experiência de aprender/ensinar o ofício de narrar a partir das vivências com os estudantes ...