Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 104
-
Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes
(2022)Resumo: Dentro da área da educação artística, muitas vezes a comunicação é baseada em um domínio da imagem visual, onde os estudantes cegos muitas vezes não possuem acesso informacional aos conteúdos propostos pelos ... -
Modelo teórico-prático de co-criação para vivências : um estudo exploratório do design para vivências
(2016)Resumo: Inspirada no desenvolvimento da Economia Criativa, emerge uma necessidade das instituições de ampliar os diferenciais competitivos na mais alta distinção econômica, a Economia da Transformação, uma experiência ... -
Gestão de design : uma abordagem sobre as habilidades e competências nescessárias aos líderes
(2016)Resumo: Este trabalho visa identificar habilidades e competências almejadas para os gestores de design, ao abordar as relações entre a gestão de design e o papel do líder. Para isso, em um primeiro momento foi realizada ... -
O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira : fragmentos da história do design brasileiro a partir dos catálogos da premiação de 2015-2019
(2022)Resumo: Esta dissertação apresenta a reconstrução dos fragmentos da história do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira - PDMCB e do Museu da Casa Brasileira - MCB. Foi realizada uma pesquisa documental, utilizando como ... -
Proposta de recomendações de design de inerface para aplicativos de idioma : estudo em contexto multitarefa
(2022)Resumo: O crescimento do uso de tecnologias digitais móveis impacta diretamente a forma como o ser humano vive e interage com o seu redor. Dentre as áreas afetadas por esse crescimento está a educação, a qual pode ser ... -
Entre presenças e ausências : as narrativas históricas do design na exposição "Carlos Mattos: marceneiro, designer e arquiteto" em 2011
(2022)Resumo: Essa dissertação tem como propósito identificar quais narrativas da historiografia do design foram veiculadas na exposição "Carlos Motta: marceneiro, designer e arquiteto", ocorrida no Museu Oscar Niemeyer em 2011, ... -
Digital graveyards : a study about data visualization portraying death during the Covid-19 pandemic
(2022)Resumo: Com a COVID-19 as visualizações de dados tornaram-se amplamente utilizadas para divulgar o número de casos, vacinações e mortes ao público. Estas visualizações trazem dados sobre morte e infecção, informações que ... -
Diretrizes para desenvolvimento de aplicativos de realidade aumentada para crianças com TEA na perspectiva do desenho universal
(2021)Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o neurodesenvolvimento de crianças, prejudicando a capacidade de interação social, comunicação e gerando comportamentos repetitivos. O papel do designer nesse contexto ... -
Atmosfera do espaço de transição : estudo de casos em lugares da arquitetura de Curitiba-PR
(2020)Resumo: A temática do ambiente construído em arquitetura e urbanismo normalmente denota uma abordagem orientada pelos aspectos físicos do conforto ambiental, o que de certa forma reduz a noção de experiência em arquitetura ... -
Variáveis gráficas descritivas de estilo de ilustração em sequência pictórica de procedimento para bulas em medicamentos
(2017)Resumo: As maiores dificuldades na saúde estão associadas ao ato de se medicar, a bula de medicamentos e o documento que contem essas informações e as transmite ao paciente. Assim, as ilustrações procedimentais presentes ... -
Gestão de design : diretrizes para o branding de cidades associadas ao planejamento estratégico urbano
(2021)Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo exploratório que associa a temática da gestão de design, o conceito de place branding e o planejamento estratégico urbano. Nas últimas décadas, a criatividade tem sido considerada ... -
Comportamento sustentável através de estratégias associadas à utilização de internet das coisas
(2021)Resumo: A Transformação Digital está modificando a maneira como as pessoas se relacionam com o meio em que vivem. Novos artefatos tecnológicos surgem e moldam o com portam ento humano de modo a ficar cada vez mais dependente ... -
Memórias e agenciamentos nos processos criativos : as materialidades e o design da marca de moda local Curitiba, Novolouvre
(2021)Resumo: Neste trabalho tenho como objetivo compreender como as coisas que rodeiam a designer Mariah Salomão Viana, acionam memórias que exercem agência e são agenciadas em meio aos processos criativos e de desenvolvimento ... -
Uso de dados e gestão de design : diretrizes para a mobilidade urbana
(2021)Resumo: A presente pesquisa aborda de maneira exploratória e qualitativa o uso do crowdsourcing na gestão de design, aplicada ao planejamento da mobilidade urbana. O uso de aplicativos de mídias digitais locativas, dentro ... -
Modelo para integração do design vernacular em soluções de open design orientadas a fabricação digital
(2021)Resumo: O presente trabalho posiciona o Design vernacular como uma possivel fonte de conhecimento para fomentar a inovacao em produtos do cotidiano. O compartilhamento do conhecimento tem sido cada vez mais presente na ... -
Data-Driven Design orientado ao comportamento sustentável : diretrizes para briefing metaprojetual
(2021)Resumo: A presente dissertação apresenta um estudo com característica exploratória, de natureza aplicada, por meio de uma abordagem fenomenológica e qualitativa, sobre o uso do Data- Driven Design em um briefing metaprojetual ... -
Escolha e simulação : um estudo discursivo em jogos digitais
(2020)Resumo: No escopo dos Estudos em Jogos Digitais, busco responder à seguinte questão: como a perspectiva dos Estudos Discursivos em Design pode contribuir para o aprofundamento da crítica de videogames? Nesse sentido, ... -
O discurso do design gender-neutral : uma análise foucaultiana no design
(2021)Resumo: Esta pesquisa teórica se localiza no escopo dos estudos discursivos em design com perspectiva pós-estruturalista, por meio da filosofia de Michel Foucault. Considera-se o design um veículo de discursos que é ... -
Artefatos híbridos : modelo de integração entre artesanato e fabricação digital
(2021)Resumo: A abertura de patentes e incentivos governamentais têm difundido cada vez mais tecnologias de Fabricação Digital. Tais tecnologias promovem o compartilhamento em rede, personalização, adaptação e fabricação local ... -
Cultura e web design : desenvolvimento de questionário a partir de parâmetros culturais para a avaliação de websites junto ao usuário
(2020)Resumo: Cross-cultural design consiste em projetar para diferentes culturas, garantindo a qualidade de interação do usuário através de barreiras culturais. Ao adaptar um website para outra cultura, não é suficiente apenas ...