O design na interação centrada no humano para auxiliar na estimulação visual de pessoas com baixa visão em meio digital
Resumo
Resumo: A estimulação visual como ação pedagógica busca favorecer o desempenho da visão funcional da pessoa com baixa visão. Para reduzir os impactos causados pela baixa visão existem Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), como o CAEE Natalie Barraga, parceiro desta pesquisa, que promovem a estimulação visual por meio de atividades. Conforme sondagem preliminar, essas atividades são realizadas com materiais analógicos pautados em publicações de Educação Visual. Apesar disso, devido ao seu formato, esses materiais possuem algumas limitações (e.g. durabilidade e replicabilidade). Pressupõe-se, então, que um material interativo em meio digital poderia contribuir e diminuir tais dificuldades. No entanto, não foram encontrados estudos acerca do desenvolvimento de materiais didáticos para a estimulação visual no contexto digital e de interação. Considerada a lacuna de estudos, o objetivo desta dissertação é propor um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais voltados à estimulação visual de pessoas com baixa visão. Esta pesquisa adota o método The Field Guide to Human-Centered Design, proposto pela IDEO (2015), o qual é adaptado em 3 fases: (1) Ouvir; (2) Criar; e (3) Implementar. Na primeira fase, realiza-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, composto por observações e entrevistas com as docentes e discentes do Centro parceiro, a fim de compreender o problema em seu contexto. Já na segunda fase há a síntese do conteúdo, elaborando de forma preliminar um conjunto de recomendações de acessibilidade, para a baixa visão em meio digital, além de idealizar recursos pedagógicos acessíveis voltadas à estimulação visual, estas com a finalidade de verificar a validade das recomendações elaboradas. Por fim, a última fase propõe o conjunto de recomendações objetivo desta dissertação. Para isso, houve a prototipação de um conjunto de recursos pedagógicos acessíveis onde as recomendações foram aplicadas e com um grupo focal, junto às docentes do Centro parceiro, averiguou-se a coerência e a compreensibilidade das recomendações e do conjunto proposto. Em seguida, houve a testagem com os protótipos junto aos discentes com baixa visão. A fase é finalizada com o refinamento das recomendações propostas. Por conseguinte, espera-se que as recomendações elaboradas auxiliem educadores ou pessoas interessadas, a desenvolver materiais digitais voltados à estimulação visual para baixa visão, além de promover ações que contemplem a inclusão social de pessoas com deficiência. Abstract: Visual stimulation as a pedagogical action seeks to favor the performance of the functional vision of people with low vision. To reduce the effects caused by low vision, there are Specialized Educational Care Centers (SECC), such as SECC Natalie Barraga, a partner in this research, which promote visual stimulation through pedagogical activities. According to a preliminary survey, these activities are carried out with analogue materials based on Visual Education publications. Nevertheless, due to their format, these materials have some limitations (e.g. durability and replicability). It is then assumed that an interactive material in digital media could contribute and reduce such difficulties. However, no studies were found about the development of didactic materials for visual stimulation in the digital and interaction context. Considering the lack of studies, the objective of this dissertation is to propose a set of recommendations for the development of digital didactic materials aimed at the visual stimulation of people with low vision. This research adopts The Field Guide to Human-Centered Design method, standard by IDEO (2015), which was adapted in 3 phases: (1) Listen; (2) Create; and (3) Implement. In the first phase, a bibliographical research and case study are carried out, consisting of observations and interviews with teachers and students of the partner Center, in order to understand the problem in its context. In the second phase, there is a synthesis of the content, preliminary elaboration of a set of accessibility recommendations, for low vision in digital media, in addition to devising pedagogical resources accessible to visual stimulation, these with the purpose of verifying to verify the validity of the elaborate/developed guidelines recommendations elaborated. Finally, the last phase proposes the set of recommendations for the purpose of this dissertation. For this, a set of accessible pedagogical resources was prototyped where the recommendations were applied and with a focus group, together with the teachers of the partner Center, the recommendation and the comprehensibility of the recommendations and the proposed set were verified. Then, there was a test with the prototypes with the students with sick leave. The phase ends with the refinement of the recommendations. Therefore, it is expected that the recommendations prepared will help educators or interested people to develop digital materials aimed at visual stimulation for low vision, in addition to promoting actions that include the social inclusion of people with disabilities.
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