Protagonismo discente e learning experience design como estratégias de ensinagem para a educação em design
Resumo
Resumo: Atualmente, a educação em Design busca adaptar-se às transformações do contexto econômico, sociocultural, ambiental e tecnológico no qual está inserida. Observam-se, nas últimas décadas, as rápidas mudanças nesses setores que propiciaram novos direcionamentos para a atividade do designer, seguindo de elaboração de produtos e idealizações intangíveis de experiências e de serviços. A discussão levantada nesta dissertação busca aproximar o campo do Design ao da Educação, de modo a entendê-los como complementares. Ao realizar revisão de literatura sobre os temas, observou-se que a maioria dos estudos aponta o olhar para as ações do docente, poucos enfocam o papel do discente no processo educacional. Com o intuito de contribuir para o campo da educação em Design e na difusão de estudos que coloquem o discente em centralidade, o presente estudo buscará investigar as estratégias de ensinagem enquanto geradoras de experiências participativas/ativas para discentes no ensino do Design. Como objetivo, pretende-se elaborar orientações para o desenvolvimento de estratégias de ensinagem na graduação em Design Gráfico, por meio da abordagem Learning Experience Design (LXD), quanto ao fomento do protagonismo discente. Os fundamentos teóricos necessários para alcançar o objetivo pretendido compreendem estudos nas áreas de ensino do Design, protagonismo discente em experiências de ensino-aprendizagem, fundamentos do LXD, Human-Centered Design (HCD), Student-Centered Learning (SCL) e conceitos sobre estratégias de ensinagem. A pesquisa é de natureza aplicada, caracterizada como qualitativa e exploratória, utilizando-se do método de estudo de caso e para a coleta de dados contará com os procedimentos de observação participante, entrevista, grupo focal e questionário. O contexto de aplicação da pesquisa compreende disciplinas do curso de graduação em Design Gráfico da Universidade Federal do Paraná. Os dados coletados são analisados a partir da metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), de modo a observar a estruturação das disciplinas vivenciadas, identificar se foram utilizadas estratégias de ensinagem e se houve o protagonismo discente, bem como entender a participação, o envolvimento e o desempenho dos(as) discentes; os dados serão utilizados como referência para, a partir das abordagens discutidas na fundamentação teórica, criar orientações para o desenvolvimento de estratégias de ensinagem. Abstract: Currently, Design education aims to adapt to changes in the economic, sociocultural, environmental, and technological contexts in which it operates. In recent decades, rapid changes have been observed in these sectors. Such changes have provided new directions for the activity of designers, following the development of products and conceptual ideas for experiences and services. The discussion raised in this dissertation aims to bring the field of Design closer to Education, in order to understand them as complementary. When conducting the literature review, it was observed that most studies focus on the actions of the teacher, but few focus on the role of the student in the educational process. This study seeks to investigate teaching strategies that generate engaging learning experiences for students in Graphic Design graduation through the Learning Experience Design (LXD) approach to promote student protagonism. The theoretical foundations necessary to achieve this objective include studies in the field of Design teaching, student protagonism in teaching-learning experiences, fundamentals of the LXD approach, Human-Centered Design (HCD), Student-Centered Learning (SCL), and concepts about teaching strategies. This is an applied research characterized as qualitative and exploratory, using the case study method, and data collection, which will rely on participant observation, interviews, focus groups, and questionnaires. The research will be conducted in the courses of the Graphic Design graduation program at the Federal University of Paraná. The collected data will be analyzed based on the content analysis methodology proposed by Bardin (2011) to observe the structure of the courses experienced, identify the use of teaching strategies, and if there were student active participation and performance. The data, from the approaches discussed in the theoretical foundation, will be used as a reference to result in guidelines for the development of teaching strategies for teachers.
Collections
- Dissertações [108]