A exposição Janelas CASACOR e a objetificação de um "novo morar" no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil (2020)
Resumo
Resumo: O ano de 2020 foi marcado por uma crise sanitária no Brasil e no mundo, em virtude da pandemia da Covid-19. Como forma de conter a propagação do vírus causador da doença, no decorrer do ano diversos eventos foram adiados e cancelados, com o intuito de evitar aglomerações. Nesse sentido, a CASACOR, mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo, que usualmente ocorre em imóveis abertos à visitação pública, em 23 locais das Américas, adaptou-se ao contexto pandêmico e apresentou a edição especial Janelas CASACOR, em formato físico-digital. A proposta da edição foi apresentar as tendências de uma nova forma de morar associada ao contexto da pandemia. Por meio de contêineres e espaços comerciais, foram expostos 124 ambientes em formato de vitrines, distribuídas em 13 cidades brasileiras. As vitrines foram fechadas, sendo possível apreciação dos ambientes apenas pelo lado de fora. Além disso, fotografias, textos, vídeos e um tour 3D de cada vitrine, bem como informações sobre as/os profissionais participantes do evento foram disponibilizados no site da marca. Desse modo, neste trabalho tenho como objetivo identificar e analisar as estratégias utilizadas no design de interiores em exposição na mostra Janelas CASACOR 2020 para objetificar um "novo morar". Para tanto, tomo como objeto de análise fotografias, textos e vídeos divulgados pela organização da mostra em 11 guias digitais e no site oficial do evento. Adoto uma perspectiva interdisciplinar, tendo como base os Estudos da Cultura Material em diálogo com trabalhos das disciplinas de Design, Arquitetura e História. No que tange às análises, parto de uma abordagem filiada aos Estudos Culturais, considerando ainda os Estudos sobre a Imagem. A partir de Miller (1987), o conceito de "objetificação" é entendido como um processo de mútua constituição de sujeitos e objetos, que se dá em um contexto social e histórico específico. Nesse sentido, noto que o "novo morar" apresentado pela mostra Janelas CASACOR 2020 se objetifica por meio das estratégias de Integração de ambientes, Incorporação de noções de assepsia, Constituição de um ideal de refúgio e Valorização da família. A partir das análises, discuto como esse "novo morar" se relaciona com padrões de moradia de segmentos médios e abastados, disseminados a partir do fim do século XIX no Brasil, considerando ainda possíveis transformações, continuidades e atualizações desses padrões no decorrer do século XX, conforme identificáveis na exposição. Abstract: The year 2020 was marked by a health crisis in Brazil and in the world, due to the Covid-19 pandemic. As a way to contain the spread of the virus that causes the disease, throughout the year several events were canceled in order to avoid agglomerations. In this matter, CASACOR, an architecture, interior design and landscaping exhibition, which usually takes place in properties open to the public, in 23 locations in the Americas, adapted to the pandemic context and presented the special edition Janelas CASACOR, in a physical-digital format. The purpose of the edition was to present the trends of a new way of dwell associated with the context of the pandemic. Through containers and commercial spaces, 124 environments were displayed in the form of shop windows, distributed in 13 Brazilian cities. The shop windows were closed, making it possible to appreciate the environments only from the outside. In addition, photographs, texts, videos and a 3D tour of each showcase, as well as information about the professionals participating in the event, were made available on the brand's website. Thus, in this work I aim to identify and analyze the strategies used in the interior design on display at the Janelas CASACOR 2020 show to objectify a "new dwell". To do so, I take as an object of analysis photographs, texts and videos released by the organization of the show in 11 digital guides and on the official website of the event. I adopt an interdisciplinary perspective, based on Material Culture Studies in dialogue with works from the disciplines of Design, Architecture and History. Regarding the analyses, I start from an approach affiliated with Cultural Studies, also considering Studies on the Image. From Miller (1987), the concept of "objectification" is understood as a process of mutual constitution of subjects and objects, which takes place in a specific social and historical context. In this sense, I note that the "new dwell" presented by the Janelas CASACOR 2020 exhibition is objectified through the strategies of Integration of rooms, Incorporation of notions of asepsis, Constitution of an ideal of refuge and Valorization of the family. Based on the analyses, I discuss how this "new dwell" is related to the housing patterns of the middle and wealthy segments, disseminated from the end of the 19th century in Brazil and considering possible transformations, continuities and updates of these patterns over the course of the 20th century, as identifiable in the exhibition.
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