Ciências Biológicas (Curitiba): Recent submissions
Itens para a visualização no momento 101-120 of 1487
-
Análise do filme ‘Rio 2’ como materialidade discursiva e pedagógica para a Educação Ambiental Crítica
(2023)Resumo : A utilização de filmes em sala de aula pode desempenhar um papel significativo na promoção de processos de ensino e aprendizagem uma vez que permite o envolvimento estimulante, rico e visual com problemáticas ... -
Além dos binóculos : um guia de observação das aves mais relevantes nos Mananciais da Serra
(2024)Resumo : O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um Guia de Observação das aves mais frequentemente avistadas nos Mananciais da Serra, uma área de preservação e ponto turístico inserido no Parque Estadual Pico ... -
Análise do repositório de recursos educacionais abertos (REA Paraná) no apoio a professores de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio
(2024)Resumo : Em um cenário educacional transformado pela facilidade de acesso às informações e aos conteúdos digitais, os recursos educacionais abertos emergem como ferramentas essenciais para promover aulas mais interativas ... -
Tamanho e composição de grupos de bugios-ruivos (Alouatta guariba clamitans) em dois fragmentos de Matas com Araucária na área de proteção ambiental do Alto Rio Iguaçu
(2024)Resumo : O Bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans) está classificado como um dos 25 primatas mais ameaçados do mundo, ocorrendo na Mata Atlântica do sudeste ao sul do Brasil e noroeste da Argentina, onde consegue sobreviver ... -
CTS e transgênicos : uma proposta de sequência didática para o ensino de biotecnologia no ensino médio
(2024)Resumo : Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de biotecnologia no ensino médio, fundamentada nos princípios da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e alinhada à Base Nacional Comum ... -
Sobreviva, se puder! : uma abordagem lúdica sobre evolução
(2024)Resumo : A Biologia é a ciência responsável pelo estudo da vida e seus processos. Uma das áreas fundamentais da Biologia é a evolução, que estuda os processos de origem e diversificação da vida a partir de teorias baseadas ... -
Efeito da passagem de uma frente fria sobre a estrutura espaço-temporal das associações meiobenticas na desembocadura da Baía de Paranaguá
(2003)Resumo : Efeitos da passagem de frentes frias na comunidade meiofaunal foram analisados e relacionados a diferentes ambientes sedimentares e variáveis ambientais durante o mês de fevereiro de 2003. Foram estabelecidos ... -
Guia da diversidade da mastofauna da mata das araucárias, Paraná, Brasil
(2024)Resumo : A Mata das Araucária (MDA) é uma formação florestal integrada à Mata Atlântica, é rica em biodiversidade e abriga um alto número de espécies endêmicas. A MDA sofre com pressões antrópicas provenientes do desenvolvimento ... -
Rotação por estações e os fenótipos complexos : explorando o diabetes do tipo 2
(2024)Resumo : A incidência do Diabetes Mellitus está em ascensão devido a grande urbanização, industrialização e consequentes mudanças do estilo de vida da população. O tipo 2 dessa doença é uma condição que afeta milhões de ... -
Detetives da evolução : um jogo didático investigativo e argumentativo para o ensino-aprendizagem de Evolução Biológica no Ensino Superior
(2024)Resumo : A Evolução Biológica detém caráter integrador nas Ciências Biológicas, crucial para a compreensão deste campo. Porém, seu ensino-aprendizado perpassa problemáticas como a complexidade da teoria, carência de materiais ... -
Detetives da evolução : um jogo didático investigativo e argumentativo para o ensino-aprendizagem de Evolução Biológica no Ensino Superior
(2024)Resumo : A Evolução Biológica detém caráter integrador nas Ciências Biológicas, crucial para a compreensão deste campo. Porém, seu ensino-aprendizado perpassa problemáticas como a complexidade da teoria, carência de materiais ... -
Detetives da evolução : um jogo didático investigativo e argumentativo para o ensino-aprendizagem de Evolução Biológica no Ensino Superior
(2024)Resumo : A Evolução Biológica detém caráter integrador nas Ciências Biológicas, crucial para a compreensão deste campo. Porém, seu ensino-aprendizado perpassa problemáticas como a complexidade da teoria, carência de materiais ... -
Análise da representação gráfica da biodiversidade de moluscos em livros didáticos para o ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/ 2021
(2024)Resumo : Com as mudanças curriculares vindas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018) e o projeto do Novo Ensino Médio (2017) houve uma diminuição no conteúdo de zoologia a ser abordado. O presente trabalho teve ... -
Potencializando o ensino de Botânica na Educação Básica através da exploração criativa do laminário escolar
(2024)Resumo : O ensino de Botânica enfrenta desafios históricos e pedagógicos, como a prevalência de abordagens teóricas e expositivas que dificultam a compreensão prática dos conteúdos pelos estudantes. Este trabalho teve como ... -
Laboratório virtual interdisciplinar de biologia forense para o ensino de ciências da natureza
(2024)Resumo : A falta de infraestrutura laboratorial adequada em muitas escolas brasileiras dificulta a realização de aulas práticas no ensino de Ciências da Natureza, resultando em uma predominância de aulas teóricas e ... -
Enriquecimento ambiental como ferramenta de Educação Ambiental : elaboração de material educativo no Zoológico Municipal de Curitiba – PR
(2024)Resumo : O Enriquecimento Ambiental é uma atividade que ocorre nos zoológicos para que os animais tenham oportunidades de expressar seus comportamentos. A Educação Ambiental (EA) pode incluir momentos de Enriquecimento ... -
Uma proposta de aprendizagem baseada em problemas para o ensino de neurofisiologia no ensino-médio
(2024)Resumo : Nas escolas, as neurociências contemplam principalmente o estudo da neuroanatomia e da neurofisiologia, abordando aspectos morfológicos e funcionais do Sistema Nervoso. Frequentemente conceitos das neurociências ... -
Proposições de ciência e arte para o ensino de ecologia na educação básica
(2024)Resumo : A interdisciplinaridade entre arte e ciência, no contexto do ensino, possibilita restituir a complexidade no conhecimento humano acerca da natureza. Apesar de serem linguagens distintas, ambas possuem similaridades ... -
As reservas particulares do patrimônio natural e a Educação Ambiental : um olhar entre as relações da RPPNM Airumã e o Colégio Estadual Angelo Volpato em Curitiba, PR
(2024)Resumo : Este estudo investiga as interações entre a Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) Airumã e a comunidade escolar do Colégio Estadual Angelo Volpato, em Curitiba, com foco na Educação Ambiental. ... -
O ensino da genética no Brasil : uma análise dos trabalhos apresentados no ENEBIO
(2024)Resumo : A genética, apesar de sua importância crescente e presença nas diretrizes curriculares, enfrenta desafios pedagógicos devido à sua complexidade e abstração. O Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) como ...