O potencial do podcast vinte mil léguas para a educação científica : efeitos de sentido em análise
Resumo
Resumo : Questionar a metodologia tradicional de ensino e, além disso, procurar destacar a influência positiva dos audiobooks e podcasts em sua trajetória educacional é o que problematiza esta monografia como catalisadora do pensamento crítico, autonomia e produção ativa do conhecimento. No contexto da pesquisa sobre podcasts no Brasil, há predominância de publicações nas áreas de Ensino e Educação, evidenciando o crescente interesse nesse meio. Aqui escolhemos apresentar uma análise do podcast "Vinte Mil Léguas" articulando com possíveis contribuições para a pesquisa em educação. O objetivo geral, portanto, aqui reside em apresentar os potenciais educacionais do podcast Vinte Mil Léguas visando a destacar contribuições para o campo da pesquisa em ensino. A análise do podcast será feita por meio de transecto nos episódios, utilizando a Análise de Discurso Francesa como referencial teórico, metodológico e analítico, assim explorando formações imaginárias e ideológicas. Os resultados e discussões abordam a estética e fruição do podcast, como uma narração calma, uso de linguagem informal e abordagem reflexiva da ciência. A jornada da evolução de Darwin é detalhada em episódios específicos, ressaltando a importância de sua viagem, a influência de Malthus, a transição de uma vida rural para o naturalista meticuloso, e a coincidência com Alfred Wallace. Esta monografia conclui que o podcast em questão enfatiza a importância da ciência, do pensamento crítico e da preservação da diversidade da vida. A jornada de Darwin destaca a interconectividade da natureza e a maravilha do mundo natural, ressaltando que o tempo é o protagonista dessa história. Também, destaca a acessibilidade do podcast a diferentes públicos, incluindo educadores e estudantes do nono ano do Ensino Fundamental em diante Abstract : Questioning the traditional teaching methodology and, furthermore, aiming to highlight the positive influence of audiobooks and podcasts on their educational journey is the central issue addressed in this monograph as a catalyst for critical thinking, autonomy, and active knowledge production. Within the context of research on podcasts in Brazil, there is a prevalence of publications in the fields of Teaching and Education, demonstrating the growing interest in this medium. Here, we choose to present an analysis of the "Vinte Mil Léguas" podcast, linking it to potential contributions to education research. Hence, the overarching objective lies in presenting the educational potentials of the Vinte Mil Léguas podcast, aiming to underscore its contributions to the field of teaching research. The podcast analysis will be conducted through transects across episodes, utilizing French Discourse Analysis as the theoretical, methodological, and analytical framework, thereby exploring imaginary and ideological formations. The results and discussions address the podcast's aesthetics and enjoyment, such as its calm narration, use of informal language, and reflective approach to science. Darwin's evolutionary journey is detailed in specific episodes, emphasizing the significance of his voyage, the influence of Malthus, the transition from rural life to meticulous naturalist, and the coincidence with Alfred Wallace. This monograph concludes that the discussed podcast underscores the importance of science, critical thinking, and the preservation of life's diversity. Darwin's journey highlights the interconnectedness of nature and the wonder of the natural world, emphasizing that time plays a pivotal role in this narrative. Additionally, it highlights the podcast's accessibility to diverse audiences, including educators and students from the ninth grade of elementary school onwards
Collections
- Bacharelado [1250]