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    As tecnologias e os recursos digitais utilizados nas pesquisas, na divulgação científica e no ensino-aprendizagem da Paleontologia

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    R_G_MARIA_VITORIA_SILVA.pdf (916.6Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Silva, Maria Vitória de Andrade da
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A necessidade de construir conhecimento de forma mais interativa tornou-se impreterível devido aos avanços tecnológicos no século XXI. Os recursos tecnológicos, presente em praticamente todos os lugares na sociedade, devem ser aproveitados para a construção e divulgação de resultados científicos. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) transformaram a maneira como trabalhamos, nos comunicamos e aprendemos, proporcionando diversas formas de comunicação em dispositivos como smartphones. A Paleontologia, ciência que estuda os fósseis, une Biologia e Geologia, desempenha papel crucial na compreensão dos processos naturais ao longo da história de vida na Terra. O uso de TDIC na pesquisa paleontológica intensificou-se nas últimas décadas, destacando-se técnicas como modelos 3D, Espectroscopia, Microscopia Eletrônica e Tomografia Computadorizada. Entrevistas com pesquisadores evidenciam a importância crescente das tecnologias digitais na área, enfatizando a necessidade de inovação tecnológica. A combinação de técnicas tradicionais e inovações digitais, algumas de baixo custo e não destrutivas do material, impulsionam a evolução dessa ciência, impactando positivamente na pesquisa, divulgação e preservação do patrimônio fóssil. As TIDC estão sendo utilizadas na descrição de detalhes microscópicos externos e internos para identificação de espécies, paleopatologias, identificação de elementos químicos e obtenção de dados paleobiológicos, tafonômicos e paleoambientais. Os resultados dessas análises, pela natureza digital, podem ser facilmente reproduzidas e disponibilizadas para a divulgação científica, especialmente em contextos educacionais, para gerar interesse e conscientização. Os pesquisadores destacaram a utilização de vídeos e de mídias sociais na divulgação científica. A interseção entre pesquisa e educação em Paleontologia, estimulada por inovações tecnológicas, destaca a importância de capacitar professores para integrar eficazmente essas tecnologias em sala de aula, moldando uma compreensão contemporânea e acessível desses recursos. O investimento para unir ciência e educação é fundamental para enfrentar os desafios contemporâneos e promover uma revolução na divulgação dos resultados científicos
     
    Abstract : The need to build knowledge in a more interactive way has become essential due to technological advances in the 21st century. Technological resources, present practically everywhere in society, must be used to construct and disseminate scientific results. Digital Information and Communication Technologies (DIT) have transformed the way we work, communicate and learn, providing different forms of communication on devices such as smartphones. Paleontology, the science that studies fossils, unites Biology and Geology, plays a crucial role in understanding natural processes throughout the history of life on Earth. The use of TDIC in paleontological research has intensified in recent decades, highlighting techniques such as 3D models, Spectroscopy, Electron Microscopy and Computed Tomography. Interviews with researchers highlight the growing importance of digital technologies in the area, emphasizing the need for technological innovation. The combination of traditional techniques and digital innovations, some of which are low-cost and non destructive to the material, drive the evolution of this science, positively impacting the research, dissemination and preservation of fossil heritage. TIDC are being used to describe external and internal microscopic details to identify species, paleopathologies, identify chemical elements and obtain paleobiological, taphonomic and paleoenvironmental data. The results of these analyses, due to their digital nature, can be easily reproduced and made available for scientific dissemination, especially in educational contexts, to generate interest and awareness. The researchers highlighted the use of videos and social media in scientific dissemination. The intersection between research and education in Paleontology, stimulated by technological innovations, highlights the importance of training teachers to effectively integrate these technologies in the classroom, shaping a contemporary and accessible understanding of these resources. Investment in uniting science and education is essential to face contemporary challenges and promote a revolution in the dissemination of scientific results
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98648
    Collections
    • Bacharelado [1250]

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