Filosofia da educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 69
-
Ética, política e educação : algumas considerações a respeito da contribuição crítica de Friedrich Nietzsche à pedagogia moderna
(2012)Resumo: O desenvolvimento desta pesquisa busca ampliar os conhecimentos sobre os processos na abordagem da Ética na Educação: no papel do educador social na prevenção da violência nas salas de aula das escolas públicas, ... -
Reflexões sobre o conceito de vontade e o ensino de filosofia
(2011)Resumo: O objetivo deste estudo Ø apresentar aproximaies reflexivas que visem uma possvel sistematizaªo do conceito de vontade como forma de pensar os limites e possibilidades do processo educacional sob esta tica volitiva ... -
Reflexões sobre o cidadão crítico e autônomo nas Diretrizes Curriculares para o ensino de filosofia no Estado do Paraná
(2011)Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os demais documentos oficiais que regem a educação no Brasil citam a formação do cidadão crítico e autônomo como um dos principais objetivos a serem alcançados ... -
Reflexões sobre educação a partir da filosofia prática de Immanuel Kant : o sentido da educação, suas dificuldades e possibilidades em função do esclarecimento
(2013)Resumo: Este trabalho tem como principais fontes de estudo textos de Immanuel Kant referentes à sua filosofia prática, a saber, « À paz perpétua » , « Fundamentação da metafísica dos costumes » , « Ideia de uma história ... -
Possibilidades e limites de uma educação para a emancipação, em Theodor W. Adorno
(2015)Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o papel de uma educação para a emancipação na obra de Theodor W. Adorno. Para tanto, faz-se necessário entender precisamente do que o homem precisa ser emancipado. Ver-se-á ... -
Por uma educação para a autonomia : contribuições de Kant e Popper
(2017)Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é traçar um paralelo entre Immanuel Kant e Karl Popper no que se refere a educação. Podemos verificar que em Kant, a moral se faz importante para a educação, na medida em que ... -
População em situação de rua e teoria crítica de Theodor Adorno na educação : algumas interlocuções
(2017)Resumo: A miséria humana, ainda que condição recorrente nos diferentes momentos da história, amplia-se na contemporaneidade diante da crescente desigualdade social que alimenta o modelo capitalista instituído, necessário ... -
Pensamento complexo em Edgar Morin : contribuições para a educação ética
(2011)Resumo: Esta pesquisa qualitativa tece considerações sobre a importância do pensar complexo na educação atual, seus desafios e sua urgência para reformular o currículo escolar nesta perspectiva. Há uma necessidade de se ... -
Pedagogia da justiça : uma revisão da literatura brasileira sobre a educação na obra de John Rawls
(2017)Resumo: Este trabalho tem o objetivo de reunir, apontar e comentar as principais pesquisas feitas no Brasil sobre as conexões entre a obra de John Rawls e a educação. Considerando a importância do autor para a filosofia ... -
O Ser pinhaiense ante a irrupção do Outro haitiano : um encontro pedagógico de reconhecimento ou de dominação?
(2015)Resumo: Ante o fenômeno da imigração haitiana para o Brasil, especificamente no município de Pinhais, este trabalho traz em si o desejo de iniciar uma discussão filosófica sobre a irrupção do Outro haitiano no horizonte ... -
O mito e seu uso como instrumento pedagógico
(2011)Resumo: O mito pode ser um instrumento pedagógico? É o que o pretendemos desenvolver ao longo desta pesquisa. O mito sempre foi usado pelo homem. A História nos mostra que ele está presente nas sagas, nas religiões, e nos ... -
O método científico como base de ensino para o desenvolvimento do pensamento racional
(2017)Resumo: A escola como instituição formadora, traz consigo, indivíduos inseridos no tempo e na história em suas subjetividades. Seres singulares que observam o mundo e o compreendem a partir da sua racionalidade e dos métodos ... -
O ensino da filosofia sobre bases existenciais : a ruptura com o dogmatismo e a conquista do filosofar
(2011)Resumo: Esta monografia tem como objetivo evidenciar que a conquista da filosofia e a possibilidade do seu ensino-aprendizagem só se manifesta mediante o ato do filosofar. Bornheim e outros filósofos como Jaspers, Husserl, ... -
O desafio da educabilidade e da justiça social em tempos de neoliberalismo
(2015)Resumo: O estudo discute o tema do neoliberalismo e seus impactos na educação, especificamente na função social da escola. Objetiva analisar de como os princípios das políticas neoliberais determinam os processos de ensino ... -
O conceito de educação em Kant baseado na obra sobre a Pedagogia
(2013)Resumo: Na presente obra monográfica, aborda-se o conceito de educação formulada pelo filósofo Immanuel Kant, tendo como base a obra Sobre a Pedagogia. Kant considera educação como um processo, no qual deve ser iniciado ... -
Nietzsche e a educação : autonomia como exercício da vontade de potência
(2017)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais reflexões sobre educação de Friedrich Nietzsche. Serão explanados, num primeiro momento, alguns conceitos de fundamental importância na concepção do ... -
Instituição escolar sob a perspectiva de Foucault e Goffman
(2015)Resumo: Partindo do princípio que tanto Foucault quanto Goffman analisam a construção do indivíduo e seus saberes, a partir de padrões e regramentos impostos pela instituição, cujo processo se desenvolve em um espaço ... -
Hannah Arendt : educação moderna e politica
(2015)Resumo: O presente estudo procura compreender a perspectiva de Hannah Arendt sobre a educação moderna e refletir quais são as relações desta com a política. Em busca deste objetivo, o primeiro capítulo do trabalho apresenta ... -
Filosofia e educação religiosa cristã
(2013)Resumo: O presente trabalho pretendeu analisar a base teórica conceitual da educação filosófica e religiosa cristã, visando o aprofundamento do entendimento da educação no âmbito religioso por parte das escolas publicas ... -
Filosofia e Ciência : a importância de "andarem juntas" no cotidiano escolar
(2011)Resumo: Esta monografia busca trazer fundamentos da filosofia e da ciência e como acontecem as relações entre estas no cotidiano escolar. No presente trabalho serão expostas concepções teóricas de pensadores como Dewey e ...