Genética para professores do ensino médio: Recent submissions
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Análise de efeitos do uso de atividades lúdicas no ensino de evolução e genética para alunos do ensino médio
(2014)Resumo : Um jogo de tabuleiro que utiliza termos e conceitos de genética e evolução foi utilizado para verificar se sua aplicação interfere no processo de aprendizagem de alunos do terceiro ano do ensino médio regular da ... -
A aplicação de jogos didáticos no ensino da genética : uma revisão bibliográfica
(2014)Resumo : Tem sido cada vez mais difícil para os professores do ensino médio acompanhar a velocidade de produção de conhecimento relacionado com a genética. Por esta razão, se faz necessária a utilização de práticas educativas ... -
Inclusão de alunos com síndrome de down na sociedade
(2014)Resumo : O estudo objetivou identificar e analisar pesquisas relacionadas ao conhecimento e às informações sobre a Síndrome de Down na sociedade. Trata-se de uma revisão bibliográfica selecionada entre os anos 2000 a 2014. ... -
O direito da segurança alimentar e o consumo de trangênicos
(2014)Resumo : Atualmente devido a alta produção e o consumo de alimentos, busca-se encontrar meios para que os produtos tenham uma maior durabilidade visando à obtenção de lucros. A tecnologia permite que os produtos sejam cada ... -
Anemia falciforme : a importância dos testes neonatal e do pezinho
(2014)Resumo : Anemia falciforme é a forma mais comum de um grupo de hemoglobinopatias genéticas na qual hemoglobina normal (Hb A) é totalmente ou parcialmente substituída pela hemoglobina (Hb S). É uma doença hereditária ... -
Anemia falciforme : a doença hereditária de maior prevalência no Brasil
(2014)Resumo : Este estudo aborda os aspectos genéticos da anemia falciforme, tendo como justificativa para o estudo a constatação de que milhares de crianças morrem todo ano por causa dessa doença no Brasil e no mundo. Embora ... -
Síndrome de Down : importância do diagnóstico por exame citogenético e fatores relacionados à sua ocorrência
(2014)Resumo : A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 nas células do indivíduo, por este motivo também é denominada de trissomia do 21. Uma das causas conhecida é a não-disjunção cromossômica que está ... -
Brincando com termos de genética : intervenção didática para facilitar o diálogo entre professor e aluno
(2014)Resumo : Em Biologia, segundo as diretrizes curriculares do estado do Paraná, estuda-se a genética na 3ª série do ensino médio. Os conceitos apresentados na disciplina são a princípio, difíceis. As atividades que envolvam ... -
Ensino da genética, como inclusão para alunos surdos na educação básica
(2014)Resumo : O presente estudo tem como questão central a análise das ocorrências interativas que os alunos surdos estabelecem com seus professores, intérpretes e ouvintes na disciplina de Biologia, ensino de Genética na ... -
A influência de atividades lúdicas no ensino de genética
(2014)Resumo : O processo ensino-aprendizagem requer metodologias didáticas que contribuam de fato no processo pedagógico. Nesse contexto, este trabalho propõe mostrar as dificuldades encontradas na difícil tarefa de oportunizar, ... -
Biomonitoramento utilizando ensaio cometa em peixes : avaliação cienciométrica
(2014)Resumo : Os ecossistemas aquáticos acabam sendo o depósito final da maioria dos polentes, seja por lançamento direto ou indireto, e a poluição ambiental pode comprometer a biodiversidade. Desta forma, o biomonitoramento é ... -
Genética dentro das escolas
(2014)Resumo : O projeto que executei visa demostrar que a Biologia é uma ciência que traça inúmeros caminhos que se bem guiados por nós mestres, despertarão curiosidades, vontades e habilidades jamais vistas pelos alunos antes. ... -
Utilizando os jogos didáticos para o ensino de genética
(2014)Resumo : O presente trabalho, pretende abordar como o lúdico pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da Genética, tendo como objetivo, relatar que o lúdico proporciona uma nova maneira de aprender, construindo ... -
A multifatoriedade do TDAH : domínios cognitivos e sua relação com genes candidatos
(2014)Resumo : O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de etiologia multifatorial com interação de fatores genéticos e das condições ambientais. Na sua definição atual, inclui uma lista de 18 ... -
Aprendendo genética com o Facebook
(2014)Resumo : Ensinar atualmente é visto como uma nova dimensão, em virtude do mundo digital. A forma tradicional de ensinar através do ler, escrever, e resolver atividades deu lugar a novos pressupostos, pois nossos alunos já ... -
Perfil evolutivo : o jogo da evolução
(2014)Resumo : Este trabalho pretende demonstrar, através do desenvolvimento de uma atividade lúdica, a possibilidade de integrar os conteúdos de Evolução, Genética e Zoologia no Ensino Médio. Durante o Ensino Médio, muitas ... -
Animação didática do Operon lac
(2014)Resumo : Sendo um dos principais exemplos de regulação gênica em procariotos o operon lac é um operador de transcrição requerido para o transporte e o metabolismo da lactose em Escherichia coli e outras bactérias entéricas. ... -
Uma revisão bibliográfica da caracterização cariotípica de exemplares de Sus scrofa scrofa (Linnaeus, 1758), em diferentes regiões do Brasil
(2014)Resumo : Sus scrofa scrofa, popularmente conhecido como javali pertence à Ordem Artiodactyla, encontra-se amplamente distribuído na Europa e apresenta número diplóide de cromossomos 2n=36. Estes animais são exóticos no ... -
Hipercolesterolemia familiar
(2014)Resumo : A hipercolesterolemia familiar é uma doença autossômica dominante que contribui para o aumento de colesterol sérico, principalmente devido ao LDL (lipoproteína de baixa densidade). O objetivo deste estudo foi ... -
Relato de uma experiência com atividade lúdica para o ensino de conceitos básicos de genética
(2014)Resumo : Há alguns anos tem se percebido a importância do lúdico não só no ambiente escolar, mas sim em todos ambientes que propiciam aprendizagem. Uma vez que o processo lúdico desempenha este papel extremamente relevante ...