• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A aplicação de jogos didáticos no ensino da genética : uma revisão bibliográfica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LAURENTINA PAVAN.pdf (1.001Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Pavan, Laurentina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Tem sido cada vez mais difícil para os professores do ensino médio acompanhar a velocidade de produção de conhecimento relacionado com a genética. Por esta razão, se faz necessária a utilização de práticas educativas que tornem os alunos aptos a conectar os estudos escolares ao contexto em que vivem e que facilitem o processo de aprendizagem dos conteúdos relacionados à genética. Os materiais didáticos são meios fundamentais e necessários para o processo de ensino e aprendizagem e os jogos didáticos tornam-se uma alternativa lúdica para auxiliar neste processo. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica para analisar os jogos como, instrumento para uma melhor compreensão da genética, usando conceitos básicos de genética a fim de diagnosticar o estabelecimento da associação/relação, da articulação e da sobreposição desses conceitos com os de áreas afins. Objetivando o aprendizado significativo dos alunos em sala de aula. Como método foi utilizado um levantamento bibliográfico da literatura existente sobre conteúdos das Ciências, Biologia e Genética, efetuado através da coleta e análise de trabalhos. Para esta análise foram consultadas fontes impressas e digitais, incluindo artigos científicos publicados. Foi elaborado com a finalidade de descrever métodos que servissem como instrumento para ser utilizado em sala de aula para uma melhor fixação dos conteúdos. Auxiliando assim no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos da Genética. Concluindo assim que, a aplicação de jogos didáticos como metodologia para reforçar o aprendizado dos conteúdos teóricos vistos em sala de aula tem tido boa aceitação por parte de alunos e professores; o uso de metodologias ativas de ensino são ferramentas úteis no Ensino de Genética na Escola contemporânea, pois a utilização de tais práticas potencializa a exploração e a construção do conhecimento. Entende-se que o jogo deveria merecer um espaço e um tempo maior na prática pedagógica cotidiana dos professores.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/46830
    Collections
    • Genética para professores do ensino médio [133]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV