Relato de uma experiência com atividade lúdica para o ensino de conceitos básicos de genética
Resumo
Resumo : Há alguns anos tem se percebido a importância do lúdico não só no ambiente escolar, mas sim em todos ambientes que propiciam aprendizagem. Uma vez que o processo lúdico desempenha este papel extremamente relevante na vida das pessoas, certamente pode contribuir de maneira positiva na aquisição do conhecimento quando utilizado como ferramenta no ensino. Em virtude disto, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma atividade lúdica com os alunos do 3º ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual da Cidade de Londrina para demonstrar a importância do lúdico no ensino de genética. Para atingir o objetivo primeiramente realizou-se uma revisão bibliográfica e como atividade lúdica, os alunos desenvolveram um Baralho Genético para trabalhar os conceitos gerais do conteúdo de genética. O Baralho Genético mostrou que é possível inovar na sala de aula de forma consciente, sistematizada, prazerosa. A metodologia lúdica apresentou-se como um incentivo aos alunos no processo de ensino e aprendizagem, pois cumpre a função de despertar o interesse e transformar o ambiente da sala de aula descontraído e atrativo.