Utilizando os jogos didáticos para o ensino de genética
Resumo
Resumo : O presente trabalho, pretende abordar como o lúdico pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da Genética, tendo como objetivo, relatar que o lúdico proporciona uma nova maneira de aprender, construindo conceitos de maneira interessante e envolvente, onde o aluno aprende interagindo, participando, testando hipóteses, e se divertindo. Este estudo traz consideraçãoes sobre o conceito do lúdico, principalmente do jogo, como se trabalhar em sala de aula, o que está de acordo com os PCN’s, e qual o papel do professor na prática pedagógica lúdica. É preciso tornar a escola, um local que além de construir conhecimento, também seja um ambiente agradável e dinâmico. Assim, surge a necessidade de se trabalhar de maneira diferenciada, inserindo no ensino de Genética as atividades lúdicas como forma alternativa e atrativa para o aluno. O mesmo contém duas sugestões de atividades de fácil aplicação, as quais podem contribuir de maneira significativa no aprendizado da Genética. Portanto, cabe aos educadores planejarem conscientemente, justificando a finalidade de estar utilizando o lúdico, para se obter um bom desenvolvimento e um aprendizado de qualidade.