Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 85
Conferência local do campo em Araucária : um instrumento de gestão democrática
(2018)
O presente trabalho se propôs a identificar como uma proposta emancipatória de ensino pautada na "multiplicação" do conhecimento, foi realizada em 3 Unidades de Educação Infantil do campo, apresentou como os profissionais ...
Escola do campo : práticas pedagógicas em salas multisseriadas
(2018)
Este trabalho tem como objetivo apresentar as ações pedagógicas nas escolas do campo, em especial as salas multisseriadas. Usando, como metodologia, pesquisas em materiais sobre o tema e aqui referenciadas bibliograficamente. ...
Nucleação das escolas do campo do município de Paranaguá
(2015)
Este texto relata a situação de algumas comunidades do Campo, no município de Paranaguá, que tiveram suas escolas fechadas devido à falta de interesse e comprometimento do poder público que na intenção de reduzir custos, ...
As provas
(2015)
Este artigo traz um recorte das vivências tidas em cinco realidades diferentes por uma professora recém-formada e ingressa na rede estadual de ensino, pelo Processo Seletivo Simplificado, o chamado PSS. A narrativa segue ...
Infância, intervenção e ludicidade na educação infantil
(2013)
Este artigo é o resultado da experiência vivenciada no curso de Gestão e Processos de Educação da Infância, realizado com professores da rede publica privada e tutores da rede Municipal de Itaperuçu, com orientações dos ...
A realidade do campo em Antonina e no Litoral do Paraná : relato de experiência
(2015)
Este estudo é um relato de experiência entre docentes da rede pública estadual e municipal de ensino de Antonina com a realidade das comunidades rurais de Antonina-PR. O objetivo deste trabalho é apresentar a realidade do ...
A educação infantil no município de Colombo
(2015)
O grupo de trabalho GEPDI (Gestão de Processos Diversidade e Inclusão) realizou ações no município de Colombo, destinado aos educadores de diversos departamentos e de todas as etapas de ensino cujo intuito foi pensar a ...
A hiperatividade e os jogos lúdicos como estratégia para a aprendizagem
(2015)
Com frequência os professores encontram em suas turmas crianças agitadas, hiperativas, que não conseguem manter a atenção focalizada nas atividades escolares que exigem concentração mais profunda ou por mais tempo. Esse ...
Gestão escolar democrática e participativa uma gestão para todos
(2019)
Este artigo aborda a relação entre a escola e a comunidade, com conteúdo relacionado à gestão escolar. O objetivo geral foi mostrar o impacto positivo criado pela junção da escola e a comunidade e entender a importância ...
A experiência como motivadora da curiosidade e criatividade docente na adaptação de jogos e brincadeiras
(2015)
A temática escolhida para multiplicação do curso Gpedi ( Gestão de Processos de Ensino Aprendizagem e Inclusão) se justifica pelo fato de considerar de suma importância oportunizar a tomada de consciência dos docentes sobre ...