Navegação Dissertações por assunto "Educação - Estudo e ensino"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 36
-
Alfabetização na BNCC : desafios e possibilidades na prática pedagógica dos professores
(2023)Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta os direitos de aprendizagem para a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, que deve ocorrer até o término do 2º ano do Ensino Fundamental, aprofundando as ... -
Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica
(2023)Resumo: A presente dissertação propõe-se a investigar a aplicabilidade da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em contextos da Educação Básica comparando os conceitos base da ABP frente ao Projeto Político Pedagógico ... -
Ateliê (des)educador
(2022)Resumo: Esta pesquisa narra um encontro entre ateliê, arte e infâncias, onde o espaço manifesta rastros de presenças e outros modos de pensar educação. Conforme os autores são apresentados, a escrita encontra a linha que ... -
As aulas de educação física escolar na pandemia de Covid-19 : possibilidades e desafios para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação
(2022)Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação investiga as aulas de Educação Física escolar na pandemia de COVID-19, considerando as possibilidades e desafios para a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e ... -
A BNCC e as práticas pedagógicas de formação de professores na educação infantil
(2022)Resumo: O objetivo dessa dissertação é problematizar as concepções da nova Base Nacional Comum Curricular que se constitui como um dispositivo de governamento das práticas pedagógicas, mais especificamente analisando como ... -
Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19
(2022)Resumo: O interesse pela temática da presente pesquisa surgiu diante da necessidade impostada frente ao uso das tecnologias digitais pelos professores que atuam na Educação Infantil, durante as aulas na modalidade de ensino ... -
A construção de jogos na perspectiva do desenho universal para aprendizagem : caminhos possíveis para experiênciasde aprendizagem na educação infantil
(2022)Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação aborda o Desenho Universal e o Desenho Universal para Aprendizagem, na perspectiva inclusiva, com crianças de uma turma do pré-escolar de um Centro Municipal de Educação ... -
A cultura popular caiçara : diálogos entre os saberes do fandango e as aprendizagens em uma escola na Ilha dos Valadares
(2022)Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de compreender como dialogam os saberes e fazeres populares da cultura caiçara, presentes na manifestação do fandango, com os conhecimentos escolares. Teve como aporte ... -
A curadoria de conhecimento como dispositivo pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental : desvelando a dodiscência em narrativas docentes on-line
(2021)Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino, na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objeto de pesquisa a percepção de ... -
Desvios vermelhos : percursos poéticos em um ateliê na escola
(2023)Resumo: Esta pesquisa cartografa encontros entre arte, educação, linguagens e as relações estéticas que permeiam o fazer docente. Me interessam os movimentos que partem da experiência com linguagens da arte no espaço que ... -
A educação ambiental no contexto da implementação da base nacional comum curricular e do novo ensino médio
(2022)Resumo: A presente pesquisa insere-se nas discussões sobre a Educação Ambiental escolar dentro da concepção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da organização do Novo Ensino Médio. Em 2018 o Governo Federal aprovou ... -
Educação híbrida na formação de professores : contribuições e implicações das pesquisas acadêmicas brasileiras a partir de dois estudos de revisão
(2021)Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação investigou a Educação Híbrida nos processos formativos de professores no contexto da formação docente no Brasil a partir da seguinte indagação: Quais as contribuições e ... -
Educação performativa e yoga : trilhando caminhos no ensino fundamental
(2023)Resumo: Pela presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa, Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq) - pretende-se apresentar contribuições e interfaces do Yoga, a ... -
O ensino de literatura e a ciberliteratura em uma revisão integrativa : perspectivas de uma literatura expandida no ensino médio
(2023)Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná. Tem como objeto de pesquisa as práticas educativas ... -
O ensino formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) : contribuições da educação ambiental em perspectiva crítica na transformação socioambiental local
(2022)Resumo: Essa pesquisa parte da realidade cotidiana da educação formal de uma escola da Ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) e consiste em um estudo de caso de enfoque qualitativo e natureza descritiva interpretativa. A partir ... -
Escrita e reescrita de narrativas ficcionais : uma pesquisa-ação orientada pelas propostas criativas de Gianni Rodari
(2022)Resumo: Encaminhar e avaliar a produção escrita das crianças sempre se apresentou como um tema desafiador em sala de aula. Mais ainda no que diz respeito às propostas de correção e de reescrita dos textos por elas construídos. ... -
Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2022)Resumo: Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever. A alfabetização é o domínio da leitura e da escrita, ou seja, é o ato de ensinar a ler (decodificar) e a escrever (codificar). A escrita, em suas diversas formas, constitui ... -
Formação continuada de professores na escola na perspectiva da educação integral : um estudo de caso na Escola Municipal Profª Maria Emília Steiger - EIEF
(2022)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de Formação Continuada de professores desenvolvido na escola de Educação Integral em Tempo Integral no município de Telêmaco Borba-PR. Trata-se de uma ... -
A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental
(2022)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se dá a formação continuada dos professores dos Colégios Estaduais do Campo das Ilhas do Litoral Paranaense à luz da legislação vigente e as inferências da Educação ...