O ensino de literatura e a ciberliteratura em uma revisão integrativa : perspectivas de uma literatura expandida no ensino médio
Resumo
Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná. Tem como objeto de pesquisa as práticas educativas no ensino de Literatura no Ensino Médio diante dos novos suportes digitais. O objetivo desta pesquisa é explicitar, a partir da revisão integrativa, como a Literatura e a adoção de suportes digitais podem ser contributos para uma prática pedagógica coerente frente ao contexto da cultura digital. O problema da pesquisa apresentado é como vem se desenvolvendo as práticas educativas no ensino de Literatura diante dos novos suportes digitais? Para tanto, o estudo sobre o ensino de Literatura e a ciberliteratura tem como ponto de partida as abordagens que discutem como lemos e nos apropriamos da leitura e dos textos digitais, uma vez que com o avanço de uma sociedade tecnologicamente desenvolvida e a partir de novos suportes e formatos de textos e livros, tem-se a possibilidade de reproduzir e inserir linguagem digital nas produções escritas, uma multiplicidade de tecnologias, que reconfiguram a prática de leitura e escrita na escola e na sociedade. Nessa perspectiva, tem-se como base e reflexões para a revisão, os estudos de Rojo (2012; 2013; 2017) e Fofonca (2015; 2019) especialmente por considerar que o ensino deve ser repensado como um todo e ir além da sala de aula tradicional, revendo as práticas educativas utilizadas habitualmente, apropriando-se de metodologias inovadoras concatenadas com a cultura digital. Nesse contexto, torna-se fundamental entender que o ensino com a possibilidade de busca dispersa nas plataformas de pesquisa e nas ambiências virtuais fragmentam a construção de conhecimento e repercutem na prática educativa de Literatura. Assim, por se tratar de uma investigação de natureza de abordagem qualitativa (CRESWELL, 2014) de natureza bibliográfica pelo método da revisão integrativa (BOTELHO, CUNHA e MACEDO, 2011) como um artefato material para a análise das percepções do objeto da pesquisa. Os resultados da pesquisa evidenciam que são complexas as relações que emergem entre a literatura impressa e digital, assim como as estratégias estéticas empregadas pela literatura em mídias digitais. Crucial, sem dúvida, é a necessidade de se "pensar digital", percebendo a especificidade das mídias em rede e mídias programáveis, sem perder o norte da rica tradição da literatura impressa, tanto na faceta da criação quanto da teoria e crítica pertinentes à estética literária no Ensino Médio. Assim, as transformações não poderão na docência e em sua prática serem vistas apenas com novidades tecnológicas, pois mais do que nunca o trabalho docente precisa acompanhar tais transformações para poder atender, de maneira mais produtiva e significativa, as demandas de um mundo cada vez mais conectado e com novos letramentos digitais, sociais e não apenas o letramento literário desenvolvido no contexto comum das aulas do componente curricular de Literatura no Ensino Médio. Abstract: The dissertation is part of the research line Theories and Practices of Teaching in Basic Education, of the Master's Program in Education, at the Federal University of Paraná. Its object of research is educational practices in the teaching of Literature in High School in the face of new digital media. The objective of this research is to understand, from the integrative review, how Literature and the adoption of digital media can contribute to a coherent pedagogical practice in the context of digital culture. The research problem presented is how educational practices have been developing in the teaching of Literature in the face of new digital supports? To this end, the study on the teaching of Literature and cyberliterature has as its starting point the approaches that discuss how we read and appropriate reading and digital texts, since with the advancement of a technologically developed society and from new supports and formats of texts and books, there is the possibility of reproducing and inserting digital language in written productions, a multiplicity of technologies, which reconfigure the practice of reading and writing at school and in society. In this perspective, the basis and reflections for the review are the studies of Rojo (2012; 2013; 2017) and Fofonca (2015; 2019), especially considering that teaching must be rethought as a whole and go beyond the classroom. traditional classroom, reviewing the educational practices commonly used, appropriating innovative methodologies concatenated with the digital culture. Thus, because it is an investigation of a qualitative approach (CRESWELL, 2014) of a bibliographical nature through the integrative review method (BOTELHO, CUNHA and MACEDO, 2011) as a material artifact for the analysis of the perceptions of the research object. The research results show that the relationships that emerge between printed and digital literature are complex, as well as the aesthetic strategies employed by literature in digital media. Crucial, without a doubt, is the need to "think digitally", realizing the specificity of networked media and programmable media, without losing sight of the rich tradition of printed literature, both in terms of creation and theory and criticism relevant to aesthetics. literature in high school. Thus, transformations in teaching and its practice cannot be seen only with technological innovations, since more than ever, teaching work needs to accompany such transformations in order to be able to meet, in a more productive and meaningful way, the demands of an increasingly connected and with new digital, social literacies and not just the literary literacy developed in the common context of the classes of the curricular component of Literature in High School.
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