Navegação 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino por assunto "Educação - Estudo e ensino"
Itens para a visualização no momento 21-36 of 37
-
A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental
(2022)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se dá a formação continuada dos professores dos Colégios Estaduais do Campo das Ilhas do Litoral Paranaense à luz da legislação vigente e as inferências da Educação ... -
Formação de alunos leitores na transição para o 6º ano : (re)construção de vínculos com a literatura no retorno ao ensino presencial
(2022)Resumo: A presente pesquisa foi idealizada a partir da inquietação com o frágil vínculo com a literatura de estudantes ingressantes no 6º ano, o que foi agravado pela pandemia de Covid-19 e o consequente fechamento das ... -
Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária
(2023)Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar e compreender as possibilidades e limites de um processo educacional emancipatório, desenvolvido em uma Escola Pública Municipal de Araucária. Contou com o ... -
O jogo matemático com princípios do desenho universal para aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva
(2022)Resumo: A educação enquanto direito de todos demanda práticas que envolvam todos os estudantes para além de suas necessidades especiais, desta forma este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa de intervenção ... -
Juvenilização dos educandos da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental II e médio
(2020)Resumo: A principal motivação para este estudo foi fruto da observação de uma professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) num Colégio Estadual de Curitiba de Ensino Fundamental fase II e Ensino Médio de que há uma ... -
Livro didático : "novo" artefato na educação infantil
(2023)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo problematizar as práticas educativas de utilização do livro didático como artefato na educação das crianças de 4 a 5 anos, no cotidiano da pré-escola do município de Curitiba, ... -
Metodologias pedagógicas inovadoras, crenças e concepções no trabalho docente dialógico : elementos revelados na prática-teoria-prática da educação básica
(2020)Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objetivo analisar como se constituem ... -
Os multiletramentos e a multimodalidade do infográfico no ensino fundamental : uma proposta de formação docente para o contexto digital
(2023)Resumo: A presente pesquisa partiu da reflexão que a ações educativas dos letramentos precisam trazer significado para a leitura e a escrita, pois envolver neste processo as relações sociais e culturais presentes no cotidiano ... -
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
(2020)Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de pesquisa a análise da prática pedagógica não apenas enquanto processos de ensino e ... -
Objetos digitais de aprendizagem na prática pedagógica de história : concepções de professores por meio da construção da teoria fundamentada
(2022)Resumo: Essa dissertação apresenta uma investigação que envolve a prática pedagógica em tempos de pandemia e sua inter-relação com a presença dos objetos digitais de aprendizagem (ODA) no ensino de História. A pesquisa ... -
Prática das danças urbanas em contexto escolar : memória e atenção de escolares de 07 e 08 anos
(2022)Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar possíveis alterações na memória e atenção de escolares de 07 e 08 anos por meio da prática das danças urbanas como conteúdo curricular. A pesquisa teve desenho ... -
Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"
(2023)Resumo: A presente pesquisa visa investigar a possibilidade de criação de um aplicativo digital com a finalidade de promover o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental I por ... -
O processo de escolarização de crianças imigrantes na cidade de Joinville - SC
(2022)Resumo: Vivemos um dos maiores fluxos migratórios da humanidade, e a escola, cada vez mais têm recebido crianças imigrantes, desafiando-nos a novos olhares, novas perspectivas e novas práticas pedagógicas. A fim de investigar ... -
Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas
(2021)Resumo: A presente pesquisa apresenta uma investigação em educação, na qual uma professora acompanha trajetos de processos de criação e resistência de estudantes secundaristas na escola e outros territórios. Através de ... -
Processos didáticos com abordagem do desenho universal para aprendizagem : caminhos possíveis para uma educação matemática inclusiva
(2023)Resumo: Apesar das normativas que discutem a inclusão, garantindo o acesso e a escolarização sem distinção, inclusiva, com equidade e diferentes oportunidades de aprendizagens, tem sido desafiadora nas escolas a efetivação ... -
Reflexões sobre o processo de implantação da educação do campo no Colégio Estadual da Ilha das Peças/PR
(2022)Resumo: Este Estudo de Caso tem como principal objetivo refletir sobre a trajetória das transformações ocorridas a partir da implantação da Educação do Campo no Colégio Estadual do Campo Ilha das Peças, localizado em ...