Livro didático : "novo" artefato na educação infantil
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo problematizar as práticas educativas de utilização do livro didático como artefato na educação das crianças de 4 a 5 anos, no cotidiano da pré-escola do município de Curitiba, a partir da adoção do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - ciclo 2022. O debate contra ou a favor envolve pesquisadores, pedagogos, professores, mantenedoras, programas governamentais, assim como editoras interessadas na produção do material, divergindo quanto as práticas educativas da Educação Infantil. O problema de pesquisa que orientou a investigação seguiu o seguinte questionamento: Quais são as percepções dos docentes a partir do uso (ou não) do livro didático na Educação Infantil? O campo teórico está alicerçado nos contributos do filósofo Michel Foucault, fazendo com que a pesquisa assuma um caráter mais reflexivo, utilizando como ferramentas analíticas os conceitos de discurso, dispositivo e relações de poder, e o conceito de figuração do sociólogo Norbert Elias, que propõe em seus estudos uma interpretação congruente ao pensamento foucaultiano no tocante às relações entre os indivíduos e o meio social em que estão inseridos. Estudar e pesquisar este tema é importante, principalmente ao constatar-se que existem poucas pesquisas a respeito da chegada do livro didático na Educação Infantil. A metodologia é de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, e os fenômenos são explorados em profundidade, não se fundamentando somente na estatística, mas pesquisando também aspectos subjetivos da prática social com a utilização de dois instrumentos de pesquisa: questionário on-line e entrevista semiestruturada. Os sujeitos entrevistados são oito professores que atuam com a turma de préúnico, representantes de seis Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba, situados em regiões distintas da cidade, e que fazem uso (ou não) do livro didático, levando em consideração os anos de 2022/2023. O estudo contribui para analisar os efeitos do "novo" artefato, no interior das figurações escolares que educam crianças pequenas. O resultado da pesquisa mostra que quando o livro didático chega na instituição de Educação Infantil, as contribuições ficam mais marcantes nos discursos docentes do que as contradições e que se faz necessário promover formação continuada que dê sustentação para que o professor tenha condições pedagógicas para fazer escolhas profícuas, conhecendo o seu grupo de crianças e desenvolvendo sua autoria profissional com maior qualidade. Invisibilizar o livro didático não é o caminho. Abstract: The present study aims to question the use of the textbook as an instrument in the education of 4 to 5-year-old children, in the daily life of preschool in the municipality Curitiba. It is based on the adoption of the National Book and Didactic Material Program (2022 edition). The debate, whether for or against, involves researchers, educators, professors, school administrators, government programs, and publishers interested in the production of the material, diverging on educational practices in Early Childhood Education. The research problem that guided the investigation followed the question: What are the perceptions of educators regarding the use or not of textbooks in Early Childhood Education? The theoretical framework is grounded in the contributions of the philosopher Michel Foucault, giving the research a more reflective character. Analytical tools include the concepts of discourse, the dispositive, relations of power, and the concept of figuration by the sociologist Norbert Elias, whose studies propose an interpretation congruent with Foucault's thoughts regarding the relationships between individuals and the social environment in which they are embedded. Studying and researching this topic is important because of the limited research on the arrival of textbooks in Early Childhood Education. The methodology employed is qualitative and descriptive, and the phenomena are explored in depth, not relying solely on statistics but also investigating subjective aspects of social practice by using two research instruments: an online questionnaire and a semi-structured interview. The interviewed subjects are eight professors who work with the pre-kindergarten class, representing six Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEIs) in Curitiba, located in different regions of the city, which either use or do not use the textbooks in the years 2022 and 2023. The study contributes to analyzing the effects of the "new" instrument within school figurations that educate young children. The research findings indicate that when the textbook is introduced to Early Childhood Education institutions, the contributions become more prominent in teachers' discourse than the contradictions. It highlights the need to promote ongoing professional development that provides support for teachers to have pedagogical conditions for making fruitful choices, understanding their group of children, and enhancing their professional authorship with higher quality. Disregarding the textbook is not the way forward.
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