Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 823-841 of 911
-
Ritos e artefatos escolares : as exposições das escolas primárias do Paraná - 1912 a 1927
(2020)Resumo: A presente dissertação tem por objetivo examinar a constituição das Exposições das escolas primárias, sobretudo os rituais e os artefatos das exposições, nos anos de 1912 a 1927 no estado do Paraná. O critério para ... -
Rotatividade docente nas escolas públicas de educação básica : marcas da singularidade do fenômeno
(2018)Resumo: Tem-se como objetivo da presente pesquisa analisar a incidência da rotatividade docente no contexto público da Educação Básica, a fim de mensurá-la e identificar potenciais fatores explicativos ao fenômeno. Seu ... -
Os saberes da prática de professores(as) de ciências que trabalham com educação em direitos humanos : um estudo a partir das narrativas autobiográficas em teses e dissertações
(2023)Resumo: Neste trabalho foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória por meio de estudos teóricos, análises e pesquisa documental das narrativas autobiográficas que constam nas apresentações ... -
Saberes infantis construídos em tempos de distanciamento social : narrativas de crianças participantes de práticas online de judô
(2022)Resumo: O presente estudo trata-se de uma investigação interpretativa, com inspirações na etnografia aplicada ao estudo de culturas e comunidades online,construída com 7 criançascom idades entre 4 e 10 anos, praticantes ... -
Saberes, práticas e capitais de professores e professoras de educação física : possibilidades e desafios no Youtube
(2022)Resumo: A Educação Física Escolar passa por desafios quanto a sua especificidade num mundo de convergência entre culturas, sendo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação uma dessas vivências. Com a pandemia da ... -
Sarau literário : uma prática transformadora na escola
(2022)Resumo: Este estudo tem como objetivo geral investigar como o projeto do evento cultural pedagógico denominado Sarau Literário possibilita práticas de letramento literário aos estudantes de uma escola pública da Rede ... -
A seleção para o trabalho e sua interface escolar : uma análise marxista
(2002)Resumo: Este trabalho trata, sob a ótica marxista, do papel seletivo das instituições de formação profissional para a inserção dos sujeitos no mundo do trabalho. Na sua elaboração, analisamos os concursos responsáveis pela ... -
Sem-terra com-poesia : os significados pedagógicos e políticos da produção poética dos agricultores sem-terra da Região Sul do Brasil - um estudo exploratório
(1986)Resumo: Este é um estudo exploratório sobre os significados políticos e pedagógicos da poesia que vem sendo produzida pelos agricultores participantes do Movimento Nacional dos Agricultores Sem-Terra, particularmente os ... -
Semeando a igualdade de gênero na Escola Itinerante Caminhos do Saber : uma relação entre movimento social e educação
(2018)Resumo: A pesquisa desenvolvida no território do Acampamento Maila Sabrina, localizado em Ortigueira - PR e ocupado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em 2003, investiga as práticas pedagógicas direcionadas ... -
Semear a "terra do futuro" : os projetos de modernização e o ensino agronômico no Paraná (1897-1932)
(2015)Resumo: O presente trabalho possui como objetivo geral a compreensão das relações entre a modernização agrícola da sociedade paranaense e a defesa de projetos de ensino agronômico, no período de 1897 a 1932. Diferentes ... -
A sensibilidade na formação do Arte-Educador e suas influências na prática docente
(1988)Resumo: O trabalho parte dos pontos fundamentais que afetam a formacao do Arte-Educador, tais como: a pouca importancia que se da a realizacao das atividades a nivel da emocao e do sentimento tendo em vista a visao pragmatica ... -
Os sentidos das práticas de leitura na voz de universitários do curso de pedagogia de uma universidade pública
(2021)Resumo: A (trans)formação profissional e a aquisição de conhecimentos dos estudantes na universidade é atravessada por práticas de leitura de gêneros científicos, que também são produtoras de modos de subjetivação. Assim, ... -
Os sentidos do neoliberalismo na reforma do ensino médio : dualidade e fragmentação
(2021)Resumo: Esta pesquisa busca examinar as relações que existem entre a Reforma do Ensino Médio e as diferentes perspectivas do neoliberalismo, frequentemente reduzidas aos processos de privatização. Para mostrar as várias ... -
Os sentidos elaborados por licenciandos de física pelo desenvolvimento de projetos investigativos durante o estágio curricular supervisionado
(2020)Resumo: Analisamos os sentidos atribuídos à docência por meio da inserção de projetos de ensino e pesquisa na formação inicial de professores de Física durante o estágio de docência. Destarte, nosso objetivo geral foi ... -
Sentidos sobre aprender e ensinar leitura : um olhar para a formação inicial em pedagogia
(2022)Resumo: A leitura enquanto prática cultural de aprendizagem se faz necessária no âmbito escolar e, ainda mais, na formação inicial docente, já que um de seus papéis se envolve na constituição do gosto pela leitura por parte ... -
O servidor técnico-administrativo da UFPR : desempenho e potencial como fatores no desenvolvimento de recursos humanos
([s.n.], 1989)Resumo: A partir do enfoque crítico observado nos dias atuais ao Sistema de Governo e ao desempenho do servidor público, julgado e avaliado pela sociedade como ineficiente e ineficaz frente aos resultados esperados, este ... -
Sexualidade e hermenêutica existencial em história de vida de educadores sexuais
(1999)Resumo: Relata o curso de histórias de vida de seis educadores sexuais atuantes e segue o fio condutor da sua formação profissional nas últimas quatro décadas. Realiza uma intersecção entre educação e sexualidade evidenciando ... -
As significações da docência na educação infantil : experiências de mulheres em Ijuí
(2000)Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer, analisar e verificar a construção das significações que permeiam a prática de professoras da educação infantil, experiências de mulheres, em Ijuí. O desenvolvimento de tal ... -
Significado e perspectivas de avaliação da aprendizagem em disciplinas teórico-práticas do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná
(1983)Resumo: O estudo abrange a área de Avaliação da Aprendizagem em disciplinas teórico-práticas, no campo específico da formação de professores de Educação Física. O Curso responsável por essa formação assume a incumbência ...