Significado e perspectivas de avaliação da aprendizagem em disciplinas teórico-práticas do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná
Resumo
Resumo: O estudo abrange a área de Avaliação da Aprendizagem em disciplinas teórico-práticas, no campo específico da formação de professores de Educação Física. O Curso responsável por essa formação assume a incumbência de habilitar o aluno ao exercício do magistério em Educação Física, atendendo às inúmeras áreas que essa habilitação exige. O problema está em como avaliar essa formação. O equilíbrio entre conhecimento teórico, desempenho prático e habilidade didática é imprescindível, mas difícil de se conseguir. A área selecionada para o estudo foram as disciplinas teórico-práticas (profissionalizantes) do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Vinte e um professores das disciplinas teórico-práticas do Curso (toda a população atuante) foram entrevistados sobre os procedimentos avaliativos que utilizam. A análise dos dados comprova uma excessiva preocupação com a avaliação do desempenho atlético do aluno e a inexistência de uma unidade de pensamento quanto à forma e critérios para avaliar. Verificou-se que são utilizados tipos, os mais variados, para a avaliação da aprendizagem, não se chegando a um denominador comum, entre as próprias disciplinas, sobre o que avaliar. Existe uma discrepância entre formar o professor de educação física e habilitar fisicamente o futuro profissional. Do estudo realizado dois aspectos demonstraram necessidades de reformulações: a avaliação pratica e a avaliação do desempenho didático. Da análise das entrevistas realizadas e apoio teórico da bibliografia pertinente, são apresentadas diretrizes para a realização da avaliação da aprendizagem que procuram atender os aspectos formativos e de aplicação didática no referido curso. Uma aplicação adaptada do modelo preconizado por Robert Stake é sugerida para a avaliação da aprendizagem prática nessas disciplinas, onde observou-se o maior nível de subjetividade. A necessidade de reabilitar o aspecto formação do professor legitima a inclusão da Prática de Ensino paralela e supervisionada pelo professor de cada disciplina profissionalizante. Abstract: This study comprises the area of Learning Evaluation in theoretical and practical disciplines in the specifical field of professional preparation of Physical Education teachers. The course which is responsible for this formation assumes the incumbency of making the learner able to teach Physical Education, attending the innumerable areas required by this preparation. The problem consists in how to evaluate the formation. The equilibrium among the theoretical knowledge, the practical performance, and the teaching skills is indispensable but very difficult to be accomplished The selected area for this study was regarding to those theoretical and practical disciplines (professional preparation) from the Physical Education Course from Federal University of Parana. Twenty-one teachers from theoretical and practical disciplines (all acting population) were interviewed about their evaluation procedures. The analyzed data proves and excessive preoccupation with the athletical performance of the student and the lackness of a common way of thinking to the ways and criteria used for the evaluation. It was verified that a great variety of measurement ways have been used to evaluate learning with no common denominator even into the same discipline about what to evaluate. There is a discrepancy between preparing future Physical Education teachers and providing physical abilities to them. Through this study two aspects demonstrated the necessity of reformulating the practical evaluation and the teaching skills. Through the analysis of the interviews and the pertinent bibliography we present some guidelines in order to achieve a learning evaluation that looks for attending the formative and didactical application aspects of the referred course. An adapted application from the model preconized by Robert Stake is suggested for the practical learning evaluation of those disciplines that demonstrated a greater level of subjectivity. The necessity of rehabilitating the formation aspect of the teacher justifies the inclusion of teaching practice parallel and supervised by the teacher who is responsible for each professional discipline.
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