Quando é preciso mudar o saber : um (re) fazer da metodologia do ensino de geografia no Estado do Paraná
Resumo
Resumo: O estudo sobre a especificidade da disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia, nos Cursos para Formação de Professores, no Estado do Paraná, no período de 1979 à 1996, revela como os saberes a serem ensinados nesta disciplina foram definidos em dois contextos de mudança. O primeiro contexto refere-se à implantação da Lei 5 692/71, e o segundo está relacionado ao "movimento" em defesa da Escola Democrática. No contexto da Lei 5 692/71, os saberes a serem ensinados por meio da Metodologia de Conteúdos Específicos estão associados à disciplina de Didática Especial de Integração Social. Esta disciplina caracterizou-se por integrar saberes das ciências sociais, especialmente de História, Geografia e OSPB. Já no segundo contexto, destacam-se mudanças nos saberes a serem ensinados, nas quais a escola passa a ser pensada como instituição social que tem como princípio norteador o conhecimento científico produzido e acumulado pelo homem. Este princípio deveria visar à crítica e "transformação da sociedade". A constituição da Metodologia do Ensino de Geografia, como disciplina específica neste contexto, vem ao encontro dos debates sobre a finalidade e a identidade da Geografia e seu ensino. Os elementos instituidores de saberes e práticas escolares nestes contextos foram as diretrizes curriculares, propostas pedagógicas, pareceres e manuais de metodologia do ensino. Estes elementos demonstraram como a Metodologia de Conteúdos Específicos tratou os saberes a serem ensinados das ciências sociais, em específico da Geografia nas séries iniciais. Os aspectos teóricos da transposição didática (Chevallard, 1991) foram norteadores das análises feitas sobre as documentações oficiais e os manuais de metodologia do ensino. Abstract: The study about the specificity of discipline Methodology of Geography Teaching at the Teacher’s Formation Courses m the State of Parana (Brazil) in the period from 1979 to 1996 reveals as the knowledge to be mastered in this discipline was influenciated at two contexts of changing The first context concerns to the implementation of 5692/71 law, and the second one is related to the movement m defense of Democratic School On the context of the 5 692/71 law the knowledge to be mastered by means of the Specific Contents Methodology are linked to the discipline of Special Bidatics of Social Integration This discipline was characterised for to integrate knowledge of social sciences, specially of History, Geography and OSPB (Brazilian Social And Political Organisation) Since at second context, has evidence the changes happened on the conception of school In this context the school become to be viewed as a social institution that has leader principle the scientific knowledge created and accumulated by human being This principle would aim the critic and the "changing of society" The constitution of Methodology of Geography Teaching as specific discipline m this context come toward to the dialogues about the objectives and the identity of Geography and its teaching The institutioner of knowledge and school practices elements in these contexts were the curricular rules, pedagogical proposals, rules and handbooks of methodology of mastering These elements show as the Specific Contents Methodology run the teaching of knowledge to be mastered in the social sciences m particular of geography on initial series The theorical aspects of didactic transposition (Chevallard , 1991) were leaders of analysis made about the official documentation and the handbooks of methodology of teaching.
Collections
- Dissertações [903]