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    A qualidade da educação das crianças de zero a três anos : estudo a partir da percepção das famílias de uma creche conveniada no município de Curitiba

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    R - D - MARIANA VERISSIMO DA SILVA.pdf (2.141Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Silva, Mariana Verissimo da, 1995-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção de qualidade da educação das crianças de zero a três anos, a partir da visão de famílias de uma creche conveniada. Para tanto, inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica acerca do histórico das políticas públicas para a Educação Infantil que contribuíram para o processo de privatização da creche no município. A pesquisa teve cunho qualitativo. Como técnicas de pesquisa foram utilizados questionário, grupo focal e Análise de Conteúdo; como recurso tecnológico, o gravador de voz e como procedimento complementar, uma visita inicial ao bairro para conhecer o entorno da creche, entrega de documento explicitando a pesquisa à instituição e termo de consentimento para a pesquisa. A pesquisa insere-se no campo dos estudos críticos da infância e da análise neoinstitucionalista histórica da política. Como resultados da pesquisa podemos destacar as concepções das famílias sobre o conceito de qualidade a partir de alguns elementos, como a compreensão do cuidar e educar como indissociáveis para a educação das crianças pequenas, a necessidade de formação das professoras como requisito para um bom atendimento, a relação das famílias e da instituição para que sejam complementares na educação das crianças. A partir da fala das famílias foi possível perceber alguns elementos reveladores do efeito da trajetória de dependência para a percepção sobre a qualidade das instituições, como a percepção de que a creche conveniada, por ser uma instituição privada, oferece mais qualidade. Essa percepção está relacionada com a trajetória de dependência da constituição das creches no município e de privatização do atendimento. As parcerias público-privadas para a creche no município de Curitiba foram se constituindo como estratégia para a Educação das crianças de zero a três anos A pesquisa afirma o direito das crianças ao acesso a uma instituição de qualidade socialmente referenciada, laica, pública e gratuita. Palavras-chave: Privatização da Educação; Trajetória de dependência; Qualidade no atendimento em creche; Direito à Educação; Famílias.
     
    Abstract: This study aimed to analyze the conception of quality of the education of children aged from zero to three years old, from the perspective of the families which use a childcare center contracted by the municipality. For that, we initially carried out a literature review on the history of the public policies for early childhood education which have contributed to the privatization process of the childcare centers in the municipality. This research used qualitative methodology. As research techniques, we used questionnaire, focus group and Content Analysis; as technological resource, we used a voice recorder; and as a complementary procedure, we made a initial visit to the neighborhood to get to know the child care center surroundings, we presented a document explaining the research to the institution and the consent form. The research is in the field of critical childhood studies and the historical neo-institutionalist analysis of politics. As results of the research, we highlight the comprehension of the families regarding the concept of quality from some elements, such as the understanding of caring and educating as inseparable for the education of small children, the need of teacher training as a requirement for a good attendance, the relationship between families and the institution so that they are complementary in the education of children. From the discourse of the families, it was possible to perceive some elements that reveal the effect of the path dependence for the conception of quality of the institutions, such as the comprehension that the contracted child care center offers more quality for being a private institution. This conception is related to the path dependence on the establishment of childcare centers in the municipality and privatization of service. The public-private partnerships for childcare centers in Curitiba became a strategy for the education of children aged from zero to three years old in the municipality. The research affirms the children's right to access a quality, socially relevant, laic, public and free institution. Keywords: Privatization of Education; Path dependence; Childcare quality; Right to Education; Families.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69212
    Collections
    • Dissertações [1014]

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