Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 892-911 of 1286
-
O papel moderador do clima escolar no engajamento acadêmico e vitimização entre pares
(2018)Resumo: Dentro da temática do clima escolar, diversos estudos encontraram evidências sobre os benefícios do Clima Escolar Autoritativo, que fornece um modelo para mensurar o clima na escola, a partir de duas dimensões ... -
Para colher é preciso semear : um estudo da trajetória de César Prieto Martinez e sua atuação como inspetor geral do ensino no Paraná (1920-1924)
(2021)Resumo: Objetiva-se com este estudo compreender as concepções educacionais de César Prieto Martinez (1881-1934) no período em que esteve à frente da Inspetoria Geral do Ensino. César Prieto Martinez se formou na Escola ... -
Parâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil na Rede Municipal de Curitiba : avaliação interna ou externa?
(2019)Resumo: A presente pesquisa teve como tema o modelo de avaliação da Educação Infantil de Curitiba, proposto e elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, que é realizado segundo o documento Parâmetros e Indicadores ... -
Parcerias na educação : uma efetiva participação da sociedade civil?
(2003)Resumo: O presente estudo analisa a questão da parceria entre Estado e sociedade civil no âmbito da educação tendo como recortes geográfico e temporal o Brasil do governo Cardoso (1995-2002). As parcerias, que são compreendidas ... -
A participação das crianças e as desiguldades em um contexto de educação infantil do campo
(2018)Resumo: Esta dissertação trata sobre a participação das crianças e tem como tema principal as implicações das desigualdades sobre esta participação em um contexto de educação infantil do campo. Tomamos como quadro teórico ... -
A participação das meninas nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental e médio em escolas públicas a partir de fontes bibliográficas
(2019)Resumo: O presente estudo teve como finalidade problematizar a participação das meninas nas aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas públicas a partir de fontes bibliográficas. ... -
A participação de crianças em espaços públicos da cidade de Curitiba : redes de interdependência em um bairro de classe média
(2019)Resumo: Essa pesquisa ocupou-se de analisar a tríade criança, espaço e redes de interdependência a partir de uma análise da participação de crianças em processos de alteração de espaços na cidade de Curitiba. A primeira ... -
A participação do Conselho Municipal de Educação no monitoramento e avaliação dos planos de educação em municípios paranaenses
(2021)Resumo: Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa de Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e teve como objetivo analisar como os Conselhos Municipais de Educação do ... -
A participação dos pais no currículo do pré-escolar
(1982)Resumo: A educação pré-escolar corresponde a uma fase de desenvolvimento particularmente importante da criança, que vai desde o seu nascimento, até os seis ou sete anos, quando é recomendado o início da escolarização. Nesta ... -
Participação social das crianças nos espaços públicos das cidades : um estudo a partir da proposta do projeto "Cidade das Crianças" de Francesco Tonucci
(2022)Resumo: Essa pesquisa buscou compreender de que forma podem ser construídas condições que possibilitem a Participação Social das Crianças em relação aos Espaços Públicos das Cidades; a partir da análise do Projeto Cidade ... -
A participação social no monitoramento e avaliação dos planos de educação dos municípios da zona da mata mineira
(2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como vem se delineando a participação dos sujeitos sociais coletivos no monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação (PMEs) da Mesorregião da Zona da ... -
Partilhas do saber : uma interlocução entre filosofia e literatura como possibilidade para o ensino médio
(2018)Resumo: Esta tese tem como propósito pensar a interlocução entre filosofia e literatura para o Ensino Médio, tendo como pressuposto que as duas disciplinas atuem na educação e na formação do estudante. O problema proposto ... -
Passado, presente e futuro : projetos de vida de adolescentes em privação de liberdade
(2018)Resumo: O presente trabalho tem como tema os projetos de vida de adolescentes em conflito com a lei que cumprem medida socioeducativa de privacao de liberdade em Curitiba e regiao metropolitana. O problema de pesquisa ... -
A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática
(2003)Resumo: Neste estudo são descritas e analisadas as manifestações de duas professoras sobre os conteúdos que consideram essenciais na passagem da 4ª para a 5ª série. Os dados foram coletados em cinco momentos diferentes, ... -
A Pedagogia das Ocupas de 2016 no Estado do Paraná : a objetivação da filosofia radical na recusa dos estudantes-adolescentes
(2022)Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a objetivação da filosofia radical nas Ocupações das escolas do Estado do Paraná em 2016. Este movimento estudantil foi movido em resistência à Medida Provisória nº 746/2016, ... -
Pedagogia do quartel : uma análise do processo de militarização de escolas públicas no estado do Paraná
(2022)Resumo: O processo de militarização de escolas públicas no estado do Paraná é uma política educacional recente, iniciando em 2019 com a adesão ao Programa Escolas Cívicomilitar (Pecim) do governo federal e expandindo em ... -
Pedagogias de gênero e sexualidade no discurso cinematográfico : uma análise do filme "O céu sobre os ombros" a partir da direção de fotografia
(2019)Resumo: Esta pesquisa parte de dois pressupostos, o primeiro é que o cinema é uma instância pedagógica, poderosa e atraente que ensina modos de ser e estar no mundo, um dispositivo que constitui de fato as subjetividades. ... -
O pedagogo no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular na educação infantil à luz do pensamento complexo
(2023)Resumo: No presente estudo de caso de abordagem qualitativa buscou-se investigar pedagogo no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) nos Centros Municipais de Educação Infantil em São ... -
Pedagogos(as) em instituições de acolhimento : fazeres e saberes
(2015)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar os fazeres e os saberes de pedagogos(as) em instituições de acolhimento, verificando as atividades que realizam e as possíveis dificuldades encontradas. A pesquisa ... -
Pelo direito à creche : uma análise da ação Brasil Carinhoso e de expansão do atendimento no estado do Paraná nos anos de 2012 a 2015
(2017)Resumo: A presente pesquisa denominada "Pelo direito à creche: uma análise da Ação Brasil Carinhoso e da expansão do atendimento no estado do Paraná nos anos de 2012 a 2015", teve por objetivo analisar se tal ação impulsionou ...