• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    D - D - ANGELITA MINETTO ARAUJO.pdf (8.884Mb)
    Data
    2003
    Autor
    Araújo, Angelita Minetto
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Neste estudo são descritas e analisadas as manifestações de duas professoras sobre os conteúdos que consideram essenciais na passagem da 4ª para a 5ª série. Os dados foram coletados em cinco momentos diferentes, por meio de: algumas provas elaboradas e aplicadas pela professora da 4ª série, no ano de 2001; conversas informais e entrevistas com as participantes do estudo e; duas provas elaboradas pelas professoras participantes. A análise foi feita com referência a autores que apontam para a necessidade de explicitar os diferentes valores que permeiam a criação de currículos de Matemática para a escola, assim como, a escolha de conteúdos pelo professor. Como referência para análise dos conteúdos foi utilizada uma intersecção dos conteúdos encontrados em três propostas curriculares. Como principais resultados desse estudo têm-se: a predominância do bloco de conteúdos de Matemática "Números e Operações", tanto nas falas como principalmente nas duas provas elaboradas pelas professoras, indícios nas falas da professora da 4ª série do valor formativo dos conteúdos e predomínio nas falas da professora da 5ª série do valor intrínseco dos conteúdos.
     
    Abstract: In this study, the manifestations of two teachers about the contents they consider essential in the passage from forth to fifth grade are described and analyzed. Data was collected in five different moments, through: some tests elaborated and applied by the forth grade teacher in 2001; informal talks and interviews with the study participants, and two tests elaborated by the teachers involved. The analysis was done with reference to authors who point out to the necessity of explicitating the different values that permeate the creation of Mathematics curriculum for the school, as well as the choice of contents by the teacher. As reference to the analysis of contents, it was used an intersection of the contents found in three curriculum proposals. The main results of this study are: the predominance of the following block of contents in Math: "Numbers and Operations", both in the talks and especially in the two tests elaborated by the teachers; clues in the talks of the fourth grade teacher about the formative value of contents and the predominance of the intrinsic value of the contents in the talks of the fifth grade teacher.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87753
    Collections
    • Dissertações [1014]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    NoThumbnail