O pedagogo no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular na educação infantil à luz do pensamento complexo
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Rissardi, Daniele da Silva Cercal
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: No presente estudo de caso de abordagem qualitativa buscou-se investigar pedagogo no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) nos Centros Municipais de Educação Infantil em São José dos Pinhais. A Educação Infantil se constitui de sujeitos formativos e comunidade educativa e ambos participam do processo de implementação mediado pelo pedagogo escolar. A pesquisa foi realizada com pedagogos por meio de questionário online e entrevista semiestruturada por vídeo conferência. O lócus da pesquisa está sobre o pedagogo que na prática profissional desenvolve atividades de coordenação e assessoramento pedagógico (BRASIL, 1996). Entende-se que o pedagogo é o profissional egresso do curso de Pedagogia, para tanto apresenta-se um estudo sobre o estatuto epistemológico da Pedagogia e sobre a multiplicidade em que se constitui a identidade deste profissional. Autores como Franco (2008), Houssaye (2004), Sá (2012, 2013), Tulio (2015) e Brzezinski (2011) contribuíram nesse percurso. Realizou-se também estudos a respeito da Educação Infantil e sua construção histórica no contexto brasileiro até a publicação da BNCC-EI, para tanto apoiou-se principalmente em Barbosa, Cruz, Fochi e Oliveira (2016), Craidy (2001), Bujes (2001) e Arroyo (2011). A tessitura da pesquisa é construída no alicerce do Pensamento Complexo sistematizado por Edgar Morin (2005, 2008, 2011, 2015, 2018) e autores que estudam a temática como Sá (2008, 2019), Moraes e Valente (2008). Para a análise dos dados utilizou-se o procedimento de análise de conteúdo (MORAES, 1999) e as contribuições teórico-metodológicas do Pensamento Complexo. A partir da análise dos dados criou-se quatro categorias principais: a) Identidade do pedagogo no processo de implementação da BNCC-EI nos CMEIS de São José dos Pinhais; b) Caracterização do processo de implementação da BNCCEI nos CMEIS de São José dos Pinhais; c) Fragilidades do processo de implementação da BNCC-EI apontada pelos pedagogo da RMEI de São José dos Pinhais e d) Contribuições da BNCC-EI para a Educação Infantil a partir do processo de implementação sob a perspectiva dos pedagogos da RMEI de São José dos Pinhais. A partir da pesquisa percebeu-se que a identidade do pedagogo se constitui numa unidade complexa multidimensional. Dentre as dimensões de sua identidade evidenciou-se mediador de reflexões, articulador teórico prático, formador e propositor de momentos para estudos e reflexões. A implementação da BNCC-EI caracterizou-se como um processo de formação continuada que se efetiva principalmente por meio da reunião pedagógica, permanência/hora atividade e formação da SEMED. Quanto às fragilidades deste processo, emergiu da pesquisa principalmente, a falta de tempo para formações coletivas e reuniões pedagógicas previstas em calendário e a falta de tempo para tratar com autonomia as demandas locais específicas de cada unidade. Como contribuições do processo de implementação da BNCC-EI para a Educação Infantil a pesquisa apontou principalmente para o avanço do protagonismo infantil e a mudança na prática pedagógica através da escuta sensível das necessidades e interesses das crianças. Dentre as contribuições da normativa, a pesquisa mostrou também um movimento de mediação dos pedagogos junto aos professores rumo à superação da fragmentação nos processos pedagógicos, consolidando uma prática que tem como referência os campos de experiência, contudo de maneira transdisciplinar Abstract: In this case study, using a qualitative approach, we sought to investigate the pedagogue in the National Common Curriculum Base (NCCB) implementation process (Brazil, 2017) in Municipal Early Childhood Education Centers (MECECs) in São José dos Pinhais. The Early Childhood Education consists of formative subjects and educational community, and both of them participate in the implementation process mediated by the school pedagogue. This research was conducted with pedagogues through an online questionnaire and semi-structured interview by video conference. The locus of this research is on the pedagogue that in his/her professional practice develops activities of coordination and pedagogical advice (BRASIL, 1996). It is understood that the pedagogue is the professional who graduated from the Pedagogy course. For this purpose, a study is presented here on the epistemological statute of pedagogy and on the multiplicity in which the identity of this professional is constituted. Authors such as Franco (2008), Houssaye (2004), Sá (2012, 2013), Tulio (2015) and Brzezinski (2011) have contributed to the study. An investigation were also carried out on the Early Childhood Education itself and its historical construction in the Brazilian context until the publication of the NCCB-ECE, which were mainly supported by Barbosa, Cruz, Fochi and Oliveira (2016), Craidy (2001), Bujes (2001) and Arroyo (2011). The research structure is built on the foundation of Complex Thought systematized by Edgar Morin (2005, 2008, 2011, 2015, 2018) and other authors who studied the subject such as Sá (2008, 2019), Moraes and Valente (2008). For the data analysis, the content analysis procedure (MORAES, 1999) and the theoretical and methodological contributions of Complex Thought were used. From the analysis, four main categories were created: a) The pedagogue's identity in the NCCB-ECE implementation process in the MECECs; b) characterization of the NCCB-ECE implementation process in the MECECs; c) weakness of the NCCB-ECE implementation process pointed out by the pedagogues and d) the pedagogue's perspective about the contributions from the NCCB-ECE implementation to Early Childhood Education in the city. From this research, it became clear that the pedagogue's identity is a complex multidimensional unit. Among the dimensions of his/her identity, stands out his/her role as mediator of reflections, practical theoretical articulator and responsible for encouraging and proposing moments for studies and reflections. The NCCB-ECE implementation was characterized as a continued education process that is mainly effective through the pedagogical meeting, time for activity and training. The lack of time for collective training and pedagogical meetings scheduled in calendar as well as the lack of time to deal with the specific local demands of each unit with autonomy emerged from the research as a weakness in this process. Considering the contributions of the NCCBECE implementation process for Early Childhood Education, this research pointed to the advancement of child protagonism and the change in pedagogical practice through sensitive listening to the children's needs and interests. Among the contributions of the normative, this research showed that pedagogues are working together with teachers toward overcoming fragmentation in pedagogical processes. Therefore, consolidating a practice that has the experience as its reference, however, in a transdisciplinary way Resumen: En este estudio de caso con enfoque cualitativo, buscamos investigar al pedagogo en el proceso de implementación de la Base Curricular Común Nacional (BRASIL, 2017) en las Escuelas Municipales de Educación Infantil de São José dos Pinhais. La Educación Infantil está constituida por sujetos formativos y una comunidad educativa y los dos participan del proceso de implementación mediado por el pedagogo escolar. La investigación se realizó con pedagogos a través de un cuestionario online y entrevistas semiestructuradas vía videoconferencia. El locus de la investigación es el pedagogo que, en la práctica profesional, desarrolla actividades de coordinación y asesoramiento pedagógico (BRASIL, 1996). Se entiende que el pedagogo es el profesional egresado de la carrera de Pedagogía, para lo cual se presenta un estudio sobre el estatus epistemológico de la Pedagogía y sobre la multiplicidad en la que se constituye la identidad de este profesional. Autores como Franco (2008), Houssaye (2004), Sá (2012, 2013), Tulio (2015) y Brzezinski (2011) contribuyeron a este recorrido. También se realizaron estudios sobre la Educación Infantil y su construcción histórica en el contexto brasileño hasta la publicación del BNCC-EI, con ese fin se basó principalmente en Barbosa, Cruz, Fochi y Oliveira (2016), Craidy (2001), Bujes (2001) y Arroyo (2011). La elaboración de la investigación fue hecha sobre la base del Pensamiento Complejo sistematizado por Edgar Morin (2005, 2008, 2011, 2015, 2018) y autores que estudian el tema como Sá (2008, 2019), Moraes y Valente (2008). Para analizar los datos se utilizó el procedimiento de análisis de contenido (MORAES, 1999) y los aportes teórico-metodológicos del Pensamiento Complejo. Con base en la análisis de los datos, fueron creadas cuatro categorías principales: a) Identidad del pedagogo en el proceso de implementación del BNCC-EI en el CMEIS de São José dos Pinhais; b) Caracterización del proceso de implementación del BNCC-EI en el CMEIS de São José dos Pinhais; c) Fragilidades en el proceso de implementación del BNCC-EI señaladas por pedagogos de la RMEI de São José dos Pinhais y d) Aportes del BNCC-EI a la Educación Infantil desde el proceso de implementación desde la perspectiva de los pedagogos de la RMEI de São José dos Pinhais. De acuerdo con la investigación es posible decir que la identidad del pedagogo constituye una unidad multidimensional compleja. Entre las dimensiones de su identidad, fue mediador de reflexiones, articulador teórico práctico, formador y proponente de momentos de estudio y reflexión. La implementación del BNCC-EI se caracterizó como un proceso de formación continua que se desarrolla principalmente por medio del encuentro pedagógico, el tiempo de permanencia/actividad y la formación de la SEMED. En cuanto a las fragilidades de este proceso, lo que surgió de la investigación fue principalmente la falta de tiempo para capacitaciones colectivas y reuniones pedagógicas programadas en el calendario y la falta de tiempo para abordar las demandas locales específicas de cada unidad de manera autónoma. Como contribuciones al proceso de implementación del BNCC-EI para la Educación Infantil, la investigación indicó principalmente al avance del protagonismo infantil y al cambio en la práctica pedagógica gracias a la escucha sensible de las necesidades e intereses de los niños. Entre los aportes de la normativa, la investigación también presentó un movimiento de mediación entre pedagogos y docentes hacia la superación de la fragmentación en los procesos pedagógicos, consolidando una práctica que tiene como referencia campos de experiencia, pero de manera transdisciplinaria
Collections
- Dissertações [909]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...