• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O papel moderador do clima escolar no engajamento acadêmico e vitimização entre pares

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANA MOREIRA BORGES DE MACEDO.pdf (810.0Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Macedo, Ana Moreira Borges de, 1992-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Dentro da temática do clima escolar, diversos estudos encontraram evidências sobre os benefícios do Clima Escolar Autoritativo, que fornece um modelo para mensurar o clima na escola, a partir de duas dimensões denominadas estrutura disciplinar e suporte. Estas representam respectivamente a percepção dos limites e regras, bem como se estas são bem definidas e justas e o quanto os alunos percebem o ambiente escolar como acolhedor e respeitoso. O Clima Escolar Autoritativo é visto como um fator protetivo e que pode auxiliar no desenvolvimento saudável dos estudantes, por exemplo, diminuindo a agressão e vitimização entre pares. A divulgação e pesquisa do clima escolar autoritativo, contudo, ainda são restritas no contexto brasileiro. Além disso, o Clima Escolar Autoritativo pode também favorecer o engajamento acadêmico, o qual, por sua vez é apontado como fator crítico para o sucesso educacional dos alunos, e conceitualizado como sendo um constructo contendo três dimensões: cognitiva, comportamental e emocional, respectivamente relacionadas ao esforço dispensado para a aprendizagem, conduta positiva e relações positivas com a escola considerando o sentimento de ser importante nesse contexto. Portanto, a pesquisa teve como objetivo principal compreender a influência do Clima Escolar Autoritativo sobre comportamentos de agressão e vitimização entre pares e engajamento acadêmico. Hipotetizou-se que as dimensões do Clima Escolar Autoritativo estariam negativamente relacionadas com a agressão e vitimização, e positivamente relacionadas ao engajamento acadêmico. Participaram da pesquisa 706 estudantes de seis escolas estaduais, com idade entre 9 e 21 anos. As medidas foram obtidas através de um questionário de autorrelato aplicado com os alunos sobre dados sociodemográficos; vitimização entre pares; Suporte e Estrutura Disciplinar; engajamento acadêmico. A partir dos resultados e análises, verificou-se que o Suporte é preditor negativo de agressão, assim como a Estrutura Disciplinar. Já em relação ao engajamento acadêmico, as dimensões do clima escolar autoritativo foram preditores significativos e positivos. Dessa forma, ressalta-se a importância de investir-se nos ambientes educacionais a fim de que proporcionem um Clima Escolar Autoritativo, visto que este pode ser um fator protetivo. Palavras-chave: Clima Escolar Autoritativo; Vitimização entre Pares; Engajamento Acadêmico.
     
    Abstract: Several studies on school climate pointed out favorable effects of the authoritative school climate. This is a theory that provides a model for measuring the positive climate in the school, with two dimensions called the disciplinary structure and support. These two dimensions respectively represent the perception of the limits and whether school rules are well defined and fair, and how much the students perceive the school environment as welcoming and respectful. The authoritative school climate is seen as a protective factor that can aid in the healthy development of students, for example by reducing peer aggression and victimization. The research and dissemination on this topic is still limited in Brasil context. In addition, the authoritative school climate can also contribute to academic engagement, that is pointed as a critical factor for the educational success of students, and conceptualized as a construct containing three dimensions - cognitive, behavioral and emotional, respectively, related to the effort expended for learning, positive behavior and positive relationships with the school considering the feeling of being important in this context. Therefore, the main objective of this research was to understand the influence of the Authoritative School Climate on behaviors of aggression and victimization among peers and academic engagement. The hypothesis was that the dimensions of the Authoritative School Climate would be negatively related to aggression and victimization, and positively related to academic engagement. The study was attended by 706 students from six public schools, aged 9 to 21. The measures were obtained through a self-report questionnaire applied with the students in sociodemographic data; victimization; Support and Disciplinary Structure; academic engagement. From the results obtained with the analyzes, it was verified that the Support is a negative predictor of aggression, as well as the Disciplinary Structure. In relation to academic engagement, the dimensions of the school climate were significant and positive predictors. It is important to invest in educational environments in order to provide an authoritative school climate, as this can be a protective factor. Keywords: Authoritative School Climate; Victimization among Peers; Academic Engagement.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/63804
    Collections
    • Dissertações [1014]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV