Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 1251-1269 of 1294
-
A transição para vida pós-escolar dos/as alunos/as com deficiência intelectual : um estudo em escolas de educação especial de Curitiba
(2020)Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo o processo de transição para a vida pós-escolar (TVPE) dos alunos com deficiência intelectual em escolas de Educação Básica na modalidade de educação especial de ... -
Transparência pública e financiamento da educação : uma análise a partir das leis orçamentárias
(2018)Resumo: A presente pesquisa exploratória tem como objetivo analisar a qualidade das informações disponibilizadas no que se refere às metas para a educação nas leis orçamentárias (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes ... -
A travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental : a experiência da criança
(2020)Resumo: Compreender o ponto de vista das crianças sobre como é sua experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituiu o objetivo desse estudo. Dele, derivaram duas questões ... -
O treinamento de ator na licenciatura em Artes (UFPR - Litoral) : diálogos Bakhtinianos com professores em formação
(2017)Resumo: Essa pesquisa está vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/CNPq/UFPR). O objetivo geral é apontar perspectivas sobre os sentidos do treinamento ... -
Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?
(1994)Resumo: O presente estudo foi realizado com profissionais de nível superior, ligados a treinamento de pessoal, na cidade de Londrina-Pr. Iniciou-se por caracterizar os profissionais que atuam nessa área, e posteriormente ... -
Os três momentos pedagógicos no estágio de docência da licenciatura em fisica : apropriação e tangenciamentos com a dinâmica cultural na escola
(2022)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira licenciandos em Física se apropriam dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento) ... -
Três narrativas da infância : a fabulação nas aulas de educação física das séries iniciais
(2015)Resumo: Neste trabalho trago por meio de narrativas, a experiência de ser uma professora de Educação Física que, desde 1993 vem trabalhando com crianças com idades entre cinco e dez anos. Construo uma reflexão sobre a ... -
Um diálogo entre Vygotsky e o sistema teórico da afetividade ampliada : o teatro na educação básica e o desenvolvimento socioemocional humano
(2014)Resumo: Os aspectos afetivo-emocionais tradicionalmente têm sido minimizados quanto à importância que desempenham no processo desenvolvimental humano. Na sociedade, as consequências disso podem ser percebidas no crescimento ... -
Universidade & comunidade : parceria e compromisso na formação da equipe da Pastoral da Pessoa Idosa
(2023)Resumo: RESUMO A presente investigação desenvolvida tem como objetivo avaliar as ações extensionistas em parceria Universidade e Comunidade na formação de pessoas que atuam na Pastoral da Pessoa Idosa em espaço religioso. ... -
Universidades públicas e a guerra cultural : uma análise das narrativas de desdemocratização
(2021)Resumo: Em meio à crise da democracia brasileira, o modelo de universidade pública se tornou alvo de disputa de um projeto autoritário. Pelo prisma de suas narrativas, as universidades públicas brasileiras teriam sido ... -
O uso da tecnologia digital no processo de alfabetização sob a perspectiva do pensamento complexo
(2022)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas pedagógicas no processo de alfabetização. Para tanto, traçamos como objetivos ... -
Uso da web rádio escolar como possibilidade para mudança da prática pedagógica a partir do discurso do professor
(2017)Resumo: A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa: Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática do Ensino, da Universidade Federal do Paraná. O ... -
O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio
(2017)Resumo: A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como eixo fundamentador o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação de Professores. Esta ... -
O uso das tecnologias pelos professores corregentes no Município de Curitiba
(2017)Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, no eixo de Educação e Tecnologias. O estudo ... -
O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
(2021)Resumo: Esta pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa de natureza exploratório-interpretativa e pesquisou que possibilidades de interação e mobilização de conhecimentos podem ser identificadas em um curso de ... -
O uso de geotecnologias na educação geográfica escolar à luz do pensamento complexo
(2021)Resumo: Esta pesquisa versa sobre a utilização de geotecnologias, como SIG e Sensoriamento remoto, na prática de professores atuando (na maior parte) nas séries finais do ensino fundamental (EF), também incluindo professores ... -
O uso de tecnologias educacionais nas disciplinas de meios de representação 2D e 3D nos cursos de design, arquitetura e urbanismo
(2022)Resumo:A presente dissertação tem como objetivo identificar e refletir sobre as tecnologias educacionais utilizadas pelos professores nas disciplinas de representação bidimensional e tridimensional dos cursos de graduação ... -
O uso de tecnologias na educação em tempos de rede social : um olhar sobre o facebook
(2020)Resumo: Quando utilizamos um site de rede social nos inserimos num ambiente de formação e aprendizagem e por isso essas redes podem se constituir como ferramentas pedagógicas aliadas ao trabalho em sala de aula. Nesta ... -
O uso metodológico de documentos em estado de arquivo familiar no ensino de história nas séries iniciais da escola fundamental
(2001)Resumo: Investigação desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Saberes, Cultura e Práticas Escolares. A análise aponta as possibilidades e dificuldades ...