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    Universidade & comunidade : parceria e compromisso na formação da equipe da Pastoral da Pessoa Idosa

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    R - T - CRISTIANE DALLAGNOL DA SILVA BENVENUTTI.pdf (2.315Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Benvenutti, Cristiane
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: RESUMO A presente investigação desenvolvida tem como objetivo avaliar as ações extensionistas em parceria Universidade e Comunidade na formação de pessoas que atuam na Pastoral da Pessoa Idosa em espaço religioso. Para tanto, buscou-se fundamentos teóricos de autores da área educacional que estudam os avanços e as nuances que permeiam os processos de uma formação educativa para além dos muros da universidade, e perpassam aspectos da extensão universitária, em diferentes contextos educativos, tais como: Cachioni (2003, 2006, 2012), Freire (1977,1981, 1983, 1989,1996, 1997), Oliveira (1999, 2007, 2009, 2011) e Vygotsky (1998). A pesquisa tem por base a metodologia de natureza qualitativa, com abordagem documental e exploratória-descritiva caracterizada por pesquisa-ação de Creswell (2007), Flick (2009, p. 95), Richardson et al. (1999), Thiollent (1997), com vista a analisar e historiar as bases legais do que já tem sido realizado pela extensão universitária e a leitura de mundo a partir de uma comunidade de pesquisa, a Pastoral da Pessoa Idosa, situada numa igreja do município de Curitiba-Pr. O percurso metodológico incluiu leitura, aprofundamento e entendimento legal da extensão universitária da UFPR. É importante colocar que não foi possivel desenvolver a pesquisa empírica em 2020-2021 com os idosos, em virtude do periodo pandêmico. Dessa forma, após a liberação do Parecer do Comitê, em dezembro 2022, iniciou-se o levantamento de dados, porém autorizado o trabalho somente com Agentes da Pastoral do Idoso, com pessoas com idade de 20 a 50 anos. A primeira etapa da pesquisa empirica foi aplicação de questionário, entrevista semiestruturada e oficinas temáticas. As análises foram pautadas nos estudos de Aguiar e Ozella (2013). Este cenário metodológico possibilitou diagnosticar as demandas de formação educativa das pessoas que atuam na comunidade com ações na Pastoral da Pessoa Idosa e o desenvolvimento de ações de formação educativa para os que atuam na Pastoral da Pessoa Idosa, com vista à aprendizagem e ao desenvolvimento humano. A análise que emergiu pelo desenvolvimento das práticas estabelecidas durante as oficinas, contribuíram para despertar nos participantes a possibilidade de um projeto de formação educativa pela universidade para pessoas que atuam com idosos em espaços religiosos. Essa pesquisa revelou que o desenvolvimento de projetos em diferentes espaços, como os religiosos, intensificam e cumprem a função educativa na parceria Universidade e Comunidade com vista ampliar o diálogo no espaço religioso e na comunidade de pessoas que atuam com idosos, em com propostas de atuação com os próprios idosos que estão inseridos nesses espaços.
     
    Abstract: The present research developed aims to evaluate the extensionist actions in partnership with the University and the Community in the training of people who work in Pastoral Care for the Elderly in a religious space. To this end, theoretical foundations were sought from authors in the educational area who study the advances and nuances that permeate the processes of educational training beyond the walls of the university, and permeate aspects of university extension, in different educational contexts, such as: Cachioni (2003, 2006, 2012), Freire (1977,1981, 1983, 1989,1996, 1997), Oliveira (1999, 2007, 2009, 2011) and Vygotsky (1998).The research is based on a qualitative methodology, with a documental and exploratory-descriptive approach characterized by action research by Creswell (2007), Flick (2009, p. 95), Richardson et al. (1999), Thiollent (1997), with a view to analyzing and historicizing the legal bases of what has already been done by university extension and the reading of the world from a research community, the Pastoral Care for the Elderly, located in a church in the municipality of Curitiba-PR. The methodological course included reading, deepening and legal understanding of UFPR's university extension. It is important to point out that it was not possible to develop empirical research in 2020-2021 with the elderly, due to the pandemic period. Thus, after the release of the Committee's Opinion, in December 2022, data collection began, but work was authorized only with Elderly Pastoral Agents, with people aged 20 to 50 years. The first stage of the empirical research was questionnaire application, semi-structured interview and thematic workshops. The analyzes were based on studies by Aguiar and Ozella (2013). This methodological scenario made it possible to diagnose the educational training demands of people who work in the community with actions in the Pastoral da Pessoa Idosa and the development of educational training actions for those who work in the Pastoral da Pessoa Idosa, with a view to learning and human development. The analysis that emerged from the development of practices established during the workshops, contributed to awakening in the participants the possibility of an educational training project by the university for people who work with the elderly in religious spaces. This research revealed that the development of projects in different spaces, such as religious spaces, intensifies and fulfills the educational function in the University and Community partnership, with a view to expanding dialogue in the religious space and in the community of people who work with the elderly, with proposals for action. with the elderly themselves who are inserted in these spaces.
     
    Resumen:La presente investigación desarrollada tiene como objetivo evaluar las acciones extensionistas en alianza con la Universidad y la Comunidad en la formación de personas que actúan en la Pastoral da Pessoa Idosa en un espacio religioso. Para ello, se buscaron fundamentos teóricos de autores del área educativa que estudien los avances y matices que permean los procesos de formación docente más allá de los muros de la universidad, y permean aspectos de la extensión universitaria, en diferentes contextos educativos, tales como: Cachioni (2003, 2006, 2012), Freire (1977,1981, 1983, 1989,1996, 1997), Oliveira (1999, 2007, 2009, 2011) y Vygotsky (1998). La investigación se basa en una metodología cualitativa, con un enfoque documental y exploratorio-descriptivo caracterizado por la investigación-acción de Creswell (2007), Flick (2009, p. 95), Richardson et al. (1999), Thiollent (1997), con miras a analizar e historizar los fundamentos jurídicos de lo ya hecho por la extensión universitaria y la lectura del mundo desde una comunidad de investigación, la Pastoral da Pessoa Idosa, ubicada en una iglesia en el municipio de Curitiba-PR. La ruta metodológica incluyó lectura, profundización y comprensión jurídica de la extensión universitaria de la UFPR, Es importante señalar que no fue posible desarrollar investigación empírica en 2020-2021 con adultos mayores, debido al período de pandemia. Así, tras la difusión del Dictamen del Comité, en diciembre de 2022, se inició la recolección de datos, pero se autorizó el trabajo sólo con Agentes de Pastoral de la Tercera Edad, con personas de 20 a 50 años. La primera etapa de la investigación empírica fue levantamiento de datos e identidad de los participantes de la investigación mediante la aplicación de un cuestionario socioeducativo, entrevista semiestructurada y talleres temáticos seguidos de análisis a partir de los estudios de Aguiar y Ozella (2013). educativa en alianza Universidad y Comunidad para, así, ampliar el diálogo en el espacio religioso y en la comunidad de personas que trabajan con los ancianos y, también, con los propios ancianos que se insertan en estos espacios. Este escenario metodológico permitió diagnosticar las demandas de formación educativa de las personas que actúan en la comunidad con acciones en la Pastoral da Pessoa Idosa y el desarrollo de acciones de formación educativa para quienes actúan en la Pastoral da Pessoa Idosa, con miras al aprendizaje. y desarrollo humano. El análisis que surgió del desarrollo de las prácticas establecidas durante los talleres, contribuyó a despertar en los participantes la posibilidad de un proyecto de formación educativa por parte de la universidad para las personas que trabajan con ancianos en espacios religiosos. Esta investigación reveló que el desarrollo de proyectos en diferentes espacios, como los espacios religiosos, intensifica y cumple la función educativa en la convivencia Universidad-Comunidad, con miras a ampliar el diálogo en el espacio religioso y en la comunidad de personas que trabajan con el ancianos, con propuestas de acción con los ancianos que se insertan en estos espacios.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86609
    Collections
    • Teses [464]

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