Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 25-44 of 231
-
Os caminhos do eu na obra de Philippe Forest
(2020)Resumo: O presente trabalho discute o conceito de autoficção na obra ficcional de Philippe Forest, autor francês contemporâneo, a partir da análise do eu de seu narrador. Inéditos em língua portuguesa, os dez romances de ... -
Campo geral, de Guimarães Rosa, e Pedro Páramo, de Juan Rulfo : um estudo sobre as estruturas de poder
(2019)Resumo: A presente tese, com base em dois textos representativos da literatura latino-americana: Campo Geral (1956), do escritor brasileiro João Guimarães Rosa, e Pedro Páramo (1955), do autor mexicano Juan Rulfo, analisa ... -
Cantraduções : elementos de tradução em versões cantáveis de Georges Brassens
(2024)Resumo: No presente trabalho busco discutir alguns dos elementos caros à tradução de canções cantáveis. Partindo da cantabilidade proposta por Low (2017, 2013, 2008, 2005, 2003) e detalhada por Franzon (2008), questiono ... -
Cartografias de letramentos na língua inglesa na educação profissional e tecnológica
(2021)Resumo: A tese fala sobre o ensino-aprendizagem da língua inglesa na formação profissional e tecnológica na educação curricular. O estudo se fez em ontoepistemologias pós-modernas/pós-estruturalistas e decoloniais. Essas ... -
Cidade de Deus
(2011-04-27)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar as relações entre os universos do crime e não-crime, em Cidade de Deus, o livro de Paulo Lins e o filme homônimo de Fernando Meirelles. Estas duas configurações são ... -
Coelho Neto e a matéria rural : uma história de desordem
(2025)Resumo: O objetivo desta tese é esclarecer a obra regionalista de Coelho Neto em especial e, em menor grau, sua obra em geral, através da compreensão de certas características básicas de seu criar artístico. Tendo escrito ... -
Colaboração e formação continuada de professoras : a pedagogia do encontro
(2021)Resumo: Esta pesquisa versa sobre sujeitos que se constituem em relação e nesta relação aprendem, ensinam, ressignificam, formam e desconstroem palavras-mundos em um movimento de resposta aos contextos sócio-históricos dos ... -
Colores cartonera e colores del español : memórias discursivas sobre práticas pedagógicas de língua espanhola no ensino médio integrado à educação profissional
(2024)Resumo: Nesta investigação de doutoramento, meu objetivo principal foi interpretar os sentidos enunciados por estudantes egressos(as) de cursos do Ensino Médio Integrados à Educação Profissional sobre práticas pedagógicas ... -
Comédia romântica cinematográfica e a manipulação das convenções de gênero em La La Land - Cantando Estações (2016)
(2019)Resumo: O cinema é chamado de "sétima arte" por herdar diversas formas composicionais e temas de outros meios expressivos, as quais costumam ser repetidas e recriadas. A intertextualidade é um recurso bastante utilizado ... -
Configuração erótica e infernal das cidades no romance noir latino-americano : o caso de México, Colômbia e Brasil
(2017)Resumo: A cidade "moderna" (representada claramente nos romances noir e policiais) criou múltiplas metáforas da exacerbação, do terror e da exclusão na literatura latinoamericana. Instaurou-se como protagonista em inúmeras ... -
A constituição do nós em aulas de português com migrantes venezuelanas : ideologias linguísticas de estudantes e professora em aulas online durante a pandemia da Covid-19
(2023)Resumo: Este trabalho tem o objetivo de relatar memorialisticamente um grupo de seis migrantes venezuelanas e a professora em aulas de português online no ano de 2020, durante a pandemia de COVID-19. A investigação é um ... -
As construções identitárias de professores ouvintes de libras do ensino superior
(2024)Resumo: Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse em pesquisar a Libras no âmbito da Linguística Aplicada (LA) (GESSER, 2006; FERNANDES, 2003; ALBRES, 2016; SOUZA; BARCELOS, 2016). Embora a escassez de pesquisas ... -
Contando estórias para pesquisar ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos : uma autoetnografia
(2018)Resumo: Nesta pesquisa você terá a oportunidade de ler estórias que visam investigar uma experiência de ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos em um curso de graduação em Letras Português-Inglês no qual ... -
Corpo, (u)topia (im)placável : o lugar dos/nos processos de identificação de falantes das línguas Hunsrückisch e Talian
(2024)Resumo: Com base no dispositivo teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa, apresento uma pesquisa desenvolvida a partir de um dispositivo analítico que organiza interpretações em torno da discursividade em ... -
Correndo atrás de coelhos e essências : uma tradução do dicionário intermitentemente filosófico Quiddities a partir da indeterminação da tradução
(2023)Resumo: Esta pesquisa propõe uma tradução de alguns verbetes de Quiddities: um dicionário intermitentemente filosófico, de Willard van Orman Quine, publicado em 1987, que parte do princípio da indeterminação da tradução ... -
Crenças de acadêmicos de letras sobre a pronúncia de língua inglesa a partir da metáfora conceitual : lentes que revelam um paradoxo
(2020)Resumo: Conhecer as crenças das pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa permite entender um pouco do comportamento dessas pessoas, suas estratégias, seus relacionamentos, seus conflitos e ... -
Crenças e práticas de professoras formadores sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesa
(2020)Resumo: Estudos em crenças envolvendo docentes têm demonstrando que existe uma complexa relação entre crenças e práticas devido ao professor nem sempre conseguir colocar em prática aquilo que acredita. Tendo em vista tal ... -
Crítica e teoria poética nos séculos de ouro : a teorização sobre o gênero épico nas artes poéticas e um estudo sobre a poesia épica de Lope de Vega
(2018)Resumo: A teorização sobre os gêneros literários proporcionou um debate intenso nos séculos XVI e XVII na Espanha. Com um claro ideal de ordenação, diversas artes poéticas foram escritas no final do século XVI, levando em ... -
Cultura e representações do livro didático de língua inglesa do PNLD
(2020)Resumo: No contexto de ensino público brasileiro, nos últimos anos, a língua inglesa tem se destacado como a disciplina de Língua Estrangeira obrigatória no currículo nacional. Além disso, desde 2011, com o Plano Nacional ... -
Curso de formação local para professores de inglês como meio de instrução : elaboração, pilotagem, resultados
(2021)Resumo: Como diria o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, vivemos em uma sociedade líquida, ou seja, sua fluidez e volatidade estão presentes constantemente nas relações interpessoais, encurtando as distâncias relacionais, ...