Cidade de Deus
Visualizar/ Abrir
Data
2011-04-27Autor
Sasso, Wilson Rodrigues da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar as relações entre os universos do crime e não-crime, em Cidade de Deus, o livro de Paulo Lins e o filme homônimo de Fernando Meirelles. Estas duas configurações são representadas nas obras como núcleos sociais, os bandidos, traficantes, estupradores e assassinos; e os não-bandidos, estudantes, trabalhadores e donasde- casa, moradores do condomínio Cidade de Deus. Desta forma, confrontamos as duas obras e suas relações e representações destes dois núcleos sociais, como foram construídas narrativamente. O crime remetendo a um distanciamento e frieza do narrador literário enquanto que o não-crime ganha tons poéticos e conjunções autobiográficas. No filme, Meirelles cria o que se poderia identificar com o equivalente, no plano do discurso literário, a um narrador m 1ª pessoa, proximando-se e ao mesmo tempo afastando-se do material narrado, mas mantendo sempre um ritmo crescente de envolvimento com o espectador com recursos de edição e filmagem com câmera na mão.
Collections
- Teses [213]