Programas de combate ao abandono escolar no Paraná (2018/2019) : reflexões e compreensões
Resumo
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar as políticas públicas em vigor no estado do Paraná, que têm foco no combate ao abandono escolar – Programa de Combate ao Abandono Escolar (2018) e Programa Presente na Escola (2019). Para isso, será utilizado o método do Ciclo de Políticas, através de levantamento de dados, de entrevistas e documentos oficiais acerca dos programas. Com base nesse método, será analisado o contexto de influência, para isso, será realizada uma entrevista com um servidor público que trabalha com a elaboração e implementação dos projetos; seguindo para o contexto da produção de texto, onde serão utilizados documentos oficiais que abordam os programas. Por fim, para compreensão do contexto da prática, serão entrevistados um professor de Matemática e a direção de um colégio estadual, do Ensino Médio da região da CIC. No sentido de realizar as análises, além do método do Ciclo de Políticas, tomar-se-ão por base referenciais teóricos e documentos oficiais (leis, cartilhas, etc.) que abordam o abandono escolar. Além disso, procedeu-se a revisões de literatura sobre os termos abandono e evasão escolar, a fim de compreender como estes são utilizados na literatura. Buscou-se compreender a trajetória do abandono escolar no que tange o direito à Educação. Considerando os estudos realizados, podemos expandir a compreensão de como as políticas educacionais que lidam com o problema do abandono escolar entram nas agendas políticas e, portanto, quais suas implicações na realidade escolar. Através das análises e referenciais teóricos, podemos identificar uma tendência de projetos e programas de combate ao abandono escolar. Percebemos que como está sendo feito, em regiões tão diferentes dentro de um mesmo município, são necessárias mais discussões sobre as especificidades para que os resultados obtidos sejam efetivos. Além disso, buscamos realizar uma breve discussão sobre uma possível relação entre abandono escolar e a disciplina de matemática, isso amplia uma discussão relevante sobre os motivos que levam um estudante ao abandono escolar. Dentre outros, aponta-se como resultado a necessidade de diálogo com a comunidade envolvida na construção dos programas que podem auxiliar na construção de politicas públicas mais adequadas às diferentes realidades escolares brasileiras. Abstract: The objective of the present dissertation was to analysis the ruling public politics in Paraná state, which has as focus on combating school dropout – School Dropout Combat Program (2018) and Present at School Program (2019). For this, we used the Policy Cycle method, through data survey, interviews and officials’ documents about the programs. Based on this method, we analyzed the influence context; for this, we realized an interview with a public server which works with the project’s elaboration and implementation, following to the text production context, in which we used officials’ documents that analyze the programs. Lastly, for comprehension of the practice context, we interviewed a math teacher and the director of a state school, of Middle School in the Industrial City Region. For the analyses, besides the Politics Cycle, we based on theorical references and officials’ documents (laws, booklets etc.) that address school dropout. Besides, we carry out literature reviews about the terms school dropout and dropout, for comprehension as they are used in literature. We tried to understand the trajectory of school dropout in terms of the right to education. Considering the studies realized, we can expand the understanding of how educational policies that deal with the problem of school dropout enter political agendas and, therefore, which the implications in the scholar reality. Through the analyses and theorical references, it was possible to identify a tendence of projects and programs of combating school dropout. We realize that, as it is being done, in such different regions within the same municipality, further discussions on the specifics are needed for the results obtained to be effective. Besides, we seek to carry out a brief discussion about a possible relationship between school dropout and the discipline of mathematics, which expands a relevant discussion about the reasons that lead a student to drop out of school. Among others, the need for dialogue with the community involved in the construction of programs that can help in the construction of public policies more adequate to the different Brazilian school realities is pointed out as a result.
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