Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática
Resumo
Resumo: Nesta pesquisa procuramos investigar e analisar possibilidades de interação e de mobilização de Licenciatura em Matemática a partir da Resolução de Problemas, usando recursos de ambientes virtuais de aprendizagem em aulas de Metodologia do Ensino de Matemática. A pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa e a metodologia adotada é a exploratório-interpretativa. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são os alunos da quarta série – dos anos de 2009 (Aplicação 1) e de 2010 (Aplicação 2), de um curso presencial de Licenciatura em Matemática de uma instituição de Ensino Superior, localizada na cidade de União da Vitória no Estado do Paraná. Os dados foram coletados a partir de gravações de áudio com as respectivas transcrições e a partir de registros escritos nos recursos Chat e Diário, recursos estes disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) intitulado "Curso: Educação Matemática", hospedado na plataforma Moodle. Os dados foram analisados e interpretados à luz de referenciais teóricos no campo da Metodologia de Ensino com foco na Resolução de Problemas e da utilização de recursos disponíveis em ambientes virtuais no Ensino Presencial. Alicerçada em um conceito de interação entrelaçado ao de mobilização de conhecimentos, a pesquisa evidenciou, no contexto dos resultados obtidos, que mediante interações mútuas e reativas, os alunos mobilizaram-se, colocaram-se em movimento para aprender, ocorrendo a mobilização de conhecimentos do conteúdo de Resolução de Problemas, tornando-se perceptível a aprendizagem dos alunos. Abstract: This research sought to investigate and analyze possibilities of interaction and mobilization of mathematical knowledge that can be identified in a classroom course students Degree in Mathematics from the resolution of problems, using resources of virtual learning environments in classrooms of Teaching Methodology of math. The research is part of a qualitative approach and methodology is exploratory and interpretive. The subjects involved in research are students of fourth graders - the years of 2009 (Application 1) and 2010 (Application 2), a classroom course in Mathematics Degree from an institution of higher education located in the city of União da Vitória in Paraná state. Data were collected from audio recordings with their transcripts and written records from the Daily Chat and resources, these resources available in the virtual learning environment (VLE) entitled "Course: Mathematics Education", hosted on the Moodle platform. The data were analyzed and interpreted in the light of theoretical frameworks in the field of Methodology of Teaching with a focus on resolution of problems and use of resources available in virtual environments in Teaching. Founded on a concept of interaction intertwined with the mobilization of knowledge, the survey showed, in the context of the results obtained, through mutual interactions and reactive, students mobilized themselves, put themselves in motion to learn, place the mobilization of knowledge Troubleshooting content, making it visible to students' learning.
Collections
- Dissertações [229]