A matemática no ensino médio de uma escola Waldorf : uma discussão sobre currículo
Resumo
Resumo: Contribuindo para os estudos acerca do ensino da matemática nas escolas fundamentadas em pedagogias alternativas e, em particular, na Pedagogia Waldorf, nesta pesquisa questionamos "Como aspectos do currículo de matemática de uma Escola Waldorf se manifestam na prática docente?". Para isso, objetivamos "identificar como aspectos do currículo de matemática do Ensino Médio de uma Escola Waldorf se manifestam na prática docente" e, assim, nos fundamentamos teoricamente em José Gimeno Sacristán acerca dos currículos prescrito, apresentado, modelado e em ação. Pautado metodologicamente em Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Hermengarda Alves Lüdke, a Pesquisa de Campo se deu em uma Escola Waldorf do interior do estado de São Paulo entre junho e dezembro de 2021 e, a partir disso, obtivemos acesso a livros de prescrição curricular, materiais didáticos e Plano Escolar, além de termos constituído um Diário de Campo sobre as observações das aulas de matemática. Através da análise de dados proposta por John Ward Creswell, emergiram cinco categorias, que são "História da Matemática", "Resolução de Problemas", "Investigação Matemática", "Fluência Matemática' e "Para Além da Matemática Convencional...". Com isso, observamos que a filosofia educacional de uma escola baseada na Pedagogia Waldorf possui particularidades que contemplam diferenciações em seu ambiente físico, pedagógico e, consequentemente, em suas práticas matemáticas. No que se refere aos conteúdos e métodos empregados no Ensino Médio, há a busca pelo equilíbrio entre a matemática convencional e as experiências matemáticas que estimulam o entusiasmo dos alunos pela disciplina e suas capacidades de investigação e de resolução de problemas. Abstract: Contributing to the studies about the teaching of mathematics in schools based on alternative pedagogies and, in particular, on Waldorf Pedagogy, in this research the main question is "How the aspects of the mathematics curriculum in the High School of a Waldorf School are manifested in practice?". For this, we aimed to identify how the aspects of the mathematics curriculum in the High School of a Waldorf School are manifested in practice and we based on José Gimeno Sacristán's theory about the prescribed, presented, modeled and in-action curriculum. Methodologically based on Marli Eliza Dalmazo Afonso de André and Hermengarda Alves Lüdke, the Field Research took place in a Waldorf School in the countryside in the state of Sao Paulo between June and December 2021 and, from that, we obtained access to prescription books curriculum, didactic materials and School Plan, in addition to having created a Field Diary on the observations of mathematics classes. Through the data analysis proposed by John Ward Creswell, five categories emerged, being: Mathematics History, Problem Solving, Mathematical Investigation, Mathematical Fluency, and Beyond Conventional Mathematics. Thereby, we observe that the educational philosophy of a school based on Waldorf Pedagogy has particularities that contemplate differentiations in its physical and pedagogical environment and, consequently, in its mathematical practices. Regarding the contents and methods used in High School, there is a search for a balance between conventional mathematics and mathematical experiences that stimulate the students' enthusiasm for the subject and their investigation and problem-solving capabilities.
Collections
- Dissertações [232]