Navegação Licenciatura por título
Itens para a visualização no momento 126-145 of 161
-
Projeto educação ambiental nas escolas : ocupando o tempo livre
(2015)Resumo : A Educação Ambiental é um processo através do qual são construídos valores sociais e atitudes voltadas para a conservação do Meio Ambiente. Frente a isso, o presente estudo tem o objetivo de propor Unidades Didáticas ... -
A proposição de uma sequência didática sobre biotecnologia para o ensino médio : interfaces para o letramento científico
(2021)Resumo : O ensino de Ciências e Biologia é fundamental para a formação de sujeitos letrados cientificamente. No entanto, pode-se dizer que um dos maiores entraves reside na utilização apenas de metodologias tradicionais/ ... -
Proposta de aproximação dos conteúdos de botânica com a educação ambiental crítica e emancipatória : um olhar para a sala de aula
(2021)Resumo : Ainda hoje o Ensino de Botânica apresenta diversas fragilidades, principalmente por consequência da cegueira botânica, presente tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. A consequência disso envolve ... -
Uma proposta de bons hábitos de sono no contexto escolar : possibilidades e limitações
(2015)Resumo : É essencial para uma vida saudável e produtiva ter uma boa quantidade e qualidade de sono, mas a perda de sono crônica está se tornando cada vez mais comum na sociedade atual. Uma das explicações para o atual ... -
Proposta pedagógica para o Ensino Médio : classificação vegetal em uma perspectiva evolutiva – potencialidades e limitadores
(2019)Resumo : O ensino de Botânica tem se caracterizado como excessivamente teórico, desestimulante e subvalorizado no conjunto das Ciências Biológicas, o que pode levar a um ciclo vicioso que fomenta o fenômeno denominado ... -
Qual a eficácia e impacto do jogo "Fazenda Celular" como ferramenta didática no ensino de Biologia?
(2019)Resumo : É visto, no ensino de biologia, forte carência em utilizar atividades que tornem os assuntos abordados em sala de aula mais atraentes e compreensíveis, sendo as aulas, frequentemente, realizadas de forma tradicional ... -
Questões de gênero e sexualidade segundo os estudantes da UFPR : estamos formando profissionais tolerantes e inclusivos?
(2019)Resumo : A violência se mostra um elemento cotidiano na vida da comunidade LGBTQIA+, se manifestando principalmente nos núcleos familiares ou ambiente escolar, de forma a causar repressão e deslegitimação das identidades ... -
Questões de gênero e sexualidade segundo os/as professores/as da UFPR : um recorte de gênero e área de atuação
(2021)Resumo : Em nossa sociedade estruturalmente carregada de preconceitos, os grupos que representam as minorias são constantemente discriminados e, as vezes de forma sutil, excluídos das áreas de maior prestígio, as quais são ... -
As representações sociais de estudantes e professores da Educação Básica sobre o fenômeno vida
(2015)Resumo : Partindo do princípio de que a Biologia é a ciência que estuda a vida, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar quais são as Representações Sociais de estudantes e professores da educação básica ... -
Representações sociais dos docentes dos cursos de Ciências Biológicas, Física, Química e Filosofia sobre a origem da vida e o fenômeno da vida
(2015)Resumo : O entendimento sobre o fenômeno vida, apesar de muito debatido, ainda não se demonstrou capaz de ser contemplado a partir de um conceito definitivo. Ao longo do tempo, inúmeras construções ao redor deste fenômeno ... -
Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?
(2015)Resumo : Fazendo um paralelo com a citação de Newton, é preciso que a educação brasileira veja mais longe, alcance novos horizontes, e em que melhores ombros poderia se apoiar que não dos professores, os gigantes da educação? ...